Marcadores

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

VOCÊ SABIA? - Meias que salvam vidas

 

 Meias com tecnologia israelense salvaram as vidas de 33 mineiros chilenos em agosto de 2010.

Por Itanira Heineberg



Você sabia que os 33 mineiros do Chile, presos debaixo da terra por 69 dias, usavam roupas que Israel lhes enviara - inclusive meias que deixaram os médicos perplexos ao examinarem os pés das vítimas?

Após mais de 2 meses de incertezas e sofrimento, ao serem resgatados do subsolo a 625 metros de profundidade, os mineiros sobreviventes do colapso da mina San José foram examinados por médicos que não acreditaram no que viam.

Como haviam estes homens assim se mantido e resisitido num ambiente de 35 graus de calor com umidade de 90%?

Ao tirarem as meias dos mineiros, os médicos constataram que as solas de seus pés estavam simplesmente intactas!

A verdade é que logo que conseguiram perfurar e antes mesmo de enviarem alimentos e medicações para o fundo da mina, encaminharam as roupas “made in Israel”, junto com equipamentos que lhes permitiram entrar em contato com o mundo fora da tragédia, com a imprensa e com o governo do Chile.



Sim, as roupas especiais, mais um presente de Israel, foi o que realmente permitiu que saissem vivos e com saúde, após meses de confinamento no subsolo.

 

“Embora essa patente ainda estivesse em desenvolvimento, os pesquisadores em Israel já conheciam os resultados de antemão, haviam verificado que as “fibras de cobre” nas roupas têm um conteúdo que cura. Era sabido que antes de inventar o antibiótico, o cobre tinha duas qualidades: desinfeta infecções e bactérias e também acelera o processo de reprodução da pele.

O curioso de tudo isso é que a mina era rica em cobre e por isso escavaram, ou seja, foram condenados à morte pelo cobre e o próprio cobre salvou suas vidas.”

As camisetas, também presentes de Israel, fizeram uma grande diferença na vida dos mineiros aprisionados. Elas eram feitas com o mesmo material que o país usa na confecção de roupas para os astronautas da NASA.

 

“Roupas que parecem ficção científica já são vendidas em Israel. Conseguiram introduzir material químico (microcápsulas) no furo dos fios acrílicos do têxtil junto com material eletrônico para o qual podemos programar suas funções.

Digamos que está nevando lá fora, a pessoa pode tirar dois pequenos cabos da camisa, juntá-los e em um minuto suas roupas esquentam. Acabou de nevar? Você pegou um avião para a selva brasileira? A mesma vestimenta pode ser transformada em um mini ar condicionado. Ah!!! também mudar a cor.

A pessoa pode espalhar aromas ao encontrar outra pessoa apertando uma parte de sua roupa (esta patente é francesa) ou tornando a roupa fluorescente (patente inglesa). Todas estas peças de roupa podem ser lavadas sem problemas na máquina de lavar.”

 

Em 2011 os sobreviventes da mina San José visitaram Israel acompanhados por uma delegação chilena.

Não se tratava de um passeio turístico, mas uma visita de agradecimento ao país pelo envio de presentes valiosos para sua saúde e conforto enquanto confinados no subsolo da mina. As roupas, meias e equipamentos foram a razão de terem saído do cativeiro com saúde.

A imprensa ofereceu informações e detalhes minuciosos sobre a quase tragédia chilena, porém mais uma vez ignorou a inegável ajuda de Israel às vítimas do acidente. Mas em 2011 eles lá estavam no Muro das Lamentações, agradecendo ao Estado de Israel por suas vestimentas e a Deus por suas vidas.


Mineiros chilenos visitam Israel

Na realidade poucos conhecem esta história, assim como várias mais em que Israel se voluntaria a ajudar outros países - até mesmo países inimigos - em situações de perigo e desespero.


2019 - Brumadinho recebe soldados israelenses para ajudar no resgate de pessoas soterradas após o rompimento da barragem da Vale.


2010 - terremoto arrasa Haiti, país mais pobre do Hemisfério Ocidental.

Outra história incrível que nunca ouviremos falar foi a ajuda humanitária que Israel ofereceu ao Líbano em 2020 após a grande explosão no porto de Beirute: sim, ao Líbano, um de seus piores inimigos.


2020 - Benny Gantz, Ministro da Defesa de Israel, em pronunciamento sobre ajuda humanitária ao Líbano.


Que não haja dúvidas: a ajuda israelense sempre virá, mas ninguém, ninguém saberá!

Como criticar é sempre mais efetivo, Israel não é sempre lembrado por suas boas ações.

Mas como melhorar o mundo, em hebraico “tikun olam” - reparar ou consertar o mundo - é um dos preceitos do judaísmo, o povo judeu vai constantemente olhar para o próximo com respeito humano, vai agir, e tudo fazer para seguir esta máxima que há milênios persegue.

 

FONTES:

https://www.enlacejudio.com/2021/08/10/los-calcetines-de-israel-que-salvaron-33-vidas/

http://www.morasha.com.br/israel-hoje/tragedia-haitiana-socorro-israelense.html

https://www.radiojai.com/index.php/2021/08/11/108398/las-medias-de-israel-que-salvaron-33-vidas/

http://futuro.aiponline.com.ar/las-medias-de-israel-que-salvaron-33-vidas/

https://cnnespanol.cnn.com/2015/08/04/8-datos-que-quiza-no-sabias-sobre-el-rescate-de-los-33-mineros-chilenos/



Um comentário: