Marcadores

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

NOVOS TEMPOS - FAZENDO HISTóRIA - NÃO AO ANTISSEMITISMO!

 NOVOS TEMPOS - FAZENDO HISTóRIA - 

NÃO AO ANTISSEMITISMO!


Esta é uma semana histórica. Os dedos correm sobre o teclado e o coração transborda de emoção! A respiração segue controlada para que os impressionantes fatos da semana possam ser transmitidos a todos os nossos leitores carregados de emoção. SIM - há dias em que a razão deve se curvar à emoção e o momento deve ser prolongado a mais do que a física diz ser possível.

Neste último ano vimos o desenrolar de uma aproximação do mundo árabe e do Estado de Israel. Neste ano também vimos uma crescente onda de antissemitismo relatada nos jornais. Esta onda aconteceu ao redor de todo o mundo, mas foi acompanhada por muitos que buscavam construir pontes entre os mundos e criar formas de fazer com que a história fosse realmente fonte de reflexão e aprendizado!


Comissão de Direitos Humanos ONU - Genebra, 2021

Esta semana - a primeira semana de outubro de 2021 - temos o prazer de reverberar fatos que mostram que é possível construir o futuro.

No dia 4 de outubro, em uma reunião da Comissão da ONU para Direitos Humanos (UNHRC) em Genebra, foi lida por Leon Saltiel uma declaração conjunta em nome do Congresso Judaico Mundial (WJC) e da Liga Muçulmana Mundial (MWL). 

"Estou honrado de pronunciar esta declaração em nome do WJC e da MWL que representam a maioria dos mulçumanos e judeus do mundo. Chegamos unidos em nome da paz, tolerância e respeito pelos direitos humanos.  Acreditamos que todos os seres humanos  recebem do Criador a liberdade e o direito  a uma vida próspera baseada em igualdade, ausência de conflitos, opressão ou assédio. Partilhamos o compromisso de promover e proteger os direitos humanos para todos. Nossas duas organizações já iniciaram uma cooperação multifacetada, como uma celebração conjunta do Ramadã que co-organizamos em abril de 2021, na qual participaram líderes comunitários e religiosos de ambas as religiões de todo o mundo. Pretendemos continuar, fortalecer e expandir estes laços com mais atividades conjuntas, visitas e intercâmbios. Também reiteramos a importância de salvaguardar a liberdade de religião ou crença em todo o mundo, assim como o direito de cada indivíduo de praticar sua religião sem restrições de qualquer tipo, como um direito humano básico. A humanidade está enfrentando muitos desafios, da pobreza às mudanças climáticas, do conflito e do terrorismo ao deslocamento e migração. Possibilitar o diálogo entre indivíduos de diferentes religiões ou crenças pode nos ajudar a avançar em direção a um consenso internacional sobre estas importantes questões, remover barreiras e fomentar a compreensão. Nossa humanidade comum nos ordena que não façamos menos".

Que maravilhosa declaração conjunta! Palavras acompanhadas por aviões cruzando e pousando nos países mulçumanos em Israel. Pessoas que confraternizam e se permitem conhecer umas às outras. 




Comissão de Bahrein visita o Museu do Holocausto em Jerusalém


A EUROPA TAMBÉM BUSCA NOVOS HORIZONTES


E tivemos mais! No dia 5 de outubro, a  COMISSÃO da EUROPA que reúne em Estrasburgo, na França, os países da Comunidade Europeia apresentou em seu congresso uma estratégia para erradicar o antissemitismo na Europa. Esta ação foi programada para 2021-2030 e prevê várias ações conjuntas visando o acolhimento de todos os judeus que moram ou chegam na Europa. São ações positivas e que reforçam a contribuição e a integração dos judeus europeus nas artes, ciências e na vida do dia-a-dia. Conviver em harmonia: esta foi a tônica de todas as declarações e ações. 


Uma semana a ser lembrada e a ser cobrada! Uma 😀 semana que traz esperança e renova nossas forças!

Será que estas ações foram orquestradas? Será que Genebra e Estrasburgo acertaram os dias? O mais provável é que a coincidência faz parte do momento que vivemos. E para não deixar o nosso Brasil de fora, aqui vai uma grande notícia da Organização dos Estados Americanos (OEA).


E A ONDA POSITIVA CRUZA O ATLÂNTICO




Fernando Lottemberg, incansável ativista da nossa comunidade, será o primeiro comissário da OEA contra o antissemitismo. “O principal desafio é conscientizar os países de que o antissemitismo não é um problema apenas das comunidades judaicas, mas das sociedades que fazem parte do continente; é uma questão ligada à defesa da democracia e dos direitos humanos”, diz Lottenberg.

ESH TAMID:
Pavimentando a Convivência


Desejamos a todos uma excelente semana - e que esta onda de noticias positivas continue agitando nossas mentes e nossos dedos!

Regina P. Markus












Nenhum comentário:

Postar um comentário