Marcadores

terça-feira, 27 de junho de 2023

VOCÊ SABIA? - Israel, o país mais incompreendido do mundo

 

SUCESSO LITERÁRIO escrito e narrado por Noa Tishby

Por Itanira Heineberg



ISRAEL: Guia Simples para o país mais INCOMPREENDIDO do mundo.

 

Você sabia que Israel, uma faixinha de terra árida de 22.072 km2, com 470 km de comprimento e 135 km no seu ponto mais largo que aguça a curiosidade e opinião daqueles que desconhecem os fatos e a história do país, levou Noa Tishby a escrever um guia para instruir (e esclarecer) a todos?

Israel, um país mal compreendido, um Estado jovem (recente) mas com uma História única e desconhecida, paira na mente de todos, cada um com sua própria interpretação e imagens ilusivas.

Mas poucos realmente conhecem a fundo este país.

Por esta triste e inaceitável razão, Noa Tishby, artista israelense com o desejo de informar ao mundo sobre sua pátria, escreveu e gravou este guia. O áudio inclui a canção “Elation Station”, por Infected Mushroom.

Aaron Sorkin, premiado roteirista do The West Wing e The Social Network se expressou sobre o livro acima citado:

 

“Uma linha do tempo cronológica “fascinante e muito comovente” que vai desde os tempos bíblicos até hoje, explorando um dos países mais interessantes do mundo: Israel. Israel. A estreita faixa de terra fica a 5.700 milhas de distância, mas continua sendo uma questão polêmica e um tópico espinhoso de debate. Enquanto todos parecem ter uma opinião forte sobre Israel, quantas pessoas realmente conhecem os fatos?

Aqui para preencher a lacuna de informação está a israelense-americana Noa Tishby. Mas “este não é o livro de história de sua Bubbie” (vovó). Em vez disso, oferecendo uma nova visão de 360 ​​graus, Tishby traz sua paixão, humor e profunda intimidade (Yossi Klein Halevi, autor best-seller do New York Times de Cartas para meu vizinho palestino) ao tema, criando um retrato acessível e dinâmico de um pequeno país de relevância descomunal. Através de pequenos pedaços de história e histórias profundamente pessoais, Tishby narra a evolução de sua terra natal, começando nos tempos bíblicos e avançando para cobrir tudo, desde a Primeira Guerra Mundial até a criação de Israel e as disputas que dividem o país hoje. Lidando com equívocos populares com uma abundância de fatos, Tishby fornece contexto crítico em torno de controvérsias geradoras de manchetes e oferece um relato claro e íntimo do país ricamente culto de Israel.”



Noa Tishby, nascida em Israel em 1975, uma pessoa fascinante, séria e estudiosa, nos arremessa em um mergulho profundo e revelador pela História do mundo; mais de três mil anos de acontecimentos, guerras, traições, lutas e muito trabalho, que justificam a existência plena de um rincão para o Povo Judeu.  

Um livro de trezentas e poucas páginas que não nos permite parar a leitura, queremos ir adiante com Noa até o fim desta epopeia histórica, longa e recompensadora.

Noa dedica-se integralmente a pesquisar a história de seu país, sua gente, seus acertos e erros para levar a Verdade de Israel ao mundo e a todos os seus habitantes.

São tantas as informações, números, pessoas, datas e episódios para uma pessoa ainda razoavelmente jovem, uma atriz e cantora com o dom de uma bela voz.



Fato importantíssimo da trajetória deste Estado é-nos relatado por Noa, com sentimento e comoção, tal qual os experimentei ao visitar esta sala em Tel Aviv em 2019 e escutar o relato com voz engasgada de pura emoção de nosso primo Ranaan, um sabra (israelense) de sétima geração.

 


A alegria incontrolável do povo ao receber a notícia do nascimento da nação, uma gestação de mais de dois mil anos!



E o documento final, original, que hoje encontra-se em exposição na Knesset, o Parlamento de Israel.

E a história não cessa por aqui, muito sangue foi e ainda é derramado por aqueles que não aceitam este pequeno país e não o reconhecem.

São 22 países árabes no mundo com 5 milhões de milhas quadradas!

E 8.522 milhas quadradas em Israel.

Grande verdade. Grande diferença! Seria uma injustiça Israel perder suas poucas milhas quadradas de extensão.

Este livro deve ser lido por todos. Mais um ponto destacado por Noa.

Parafraseando Golda Meir, “Se os árabes depositarem suas armas, haverá paz, se os judeus as depositarem será o fim de Israel”. E eu diria: se uma grande percentagem de pessoas mal informadas lerem este livro, Israel será menos mal compreendido no mundo e talvez mais bem visto por seus inimigos.

Valeu Noa Tishby, ativista reconhecida e grande advogada de Israel.

Parabéns, Mazal Tov por seu trabalho e esforços.



Vídeo Infected Mushroom que acompanha o livro-áudio citado.




 FONTES – A melhor fonte é seu próprio livro.

https://www.goodreads.com/book/show/56181019-israel

https://www.goodreads.com/review/show/4110109380

https://www.noatishby.com/bio

https://www.imdb.com/name/nm0864332/bio/

https://limaomecanico.com.br/celebridade/noa-tishby/


Nenhum comentário:

Postar um comentário