Marcadores

quinta-feira, 2 de abril de 2020

EDITORIAL: LIBERDADE

EDITORIAL: LIBERDADE

Em tempos de Pessach – a festa de Liberdade
Em tempos de Corona – a descoberta da Liberdade
A Liberdade de Ser, a Liberdade de Estar

Estes são tempos diferentes. Tempos de Corona. O próximo sábado, dia 4 de abril de 2020, será Shabat HaGadol – o Shabat que antecede Pessach, a Festa da Liberdade. Estamos vivendo tempos diferentes, muitos retidos em suas casas e gerando uma nova forma de viver. Estávamos preparados para isto? Estávamos preparados para perder em dimensões espaciais e ganhar em dimensões temporais? Alguns têm dificuldade em ocupar o tempo, e outros estão tão ocupados que os dias e as noites se sucedem sem grande separação.

Muitos estudiosos e rabinos estão comparando os dias de hoje com os dias da saída do Egito. Dias que antecederam uma separação entre a escravidão e a liberdade, entre os escravos, que eram simples indivíduos suportando um dia a dia muito conhecido, para um povo que criaria um novo objetivo e desta forma conseguiria se apoderar do TEMPO, se apoderar do FUTURO. Um povo que é capaz de se reinventar a cada volta da espiral da história e com isto seguir em frente.

O Shabat que precedeu a saída do Egito é considerado O GRANDE SHABAT – o dia em que os escravos marcaram suas casas e com isto informaram ao anjo da morte que aquela casa deveria ser poupada! O primogênito daquele lar seguiria vivendo para poder na semana seguinte iniciar uma jornada ao longo dos séculos, ao longo dos milênios. Na semana que vem, sentaremos à mesa para comemorar que somos LIVRES e lembrarmos daqueles que propiciaram que isto acontecesse.

Hoje estamos em nossas casas, em contato com muitos com os quais convivemos diariamente, com nossas famílias e com amigos que raramente temos oportunidade de estar juntos. Alguns estão trabalhando na frente de batalha e destes há um destaque especial para os da área da saúde, mas também para os educadores que estão reinventando sua forma de ensinar; e vamos adicionar comentários sobre as muitas reinvenções!

Pessach – todos sentamos à mesa juntos – e, em muitas de nossas famílias, há uma sensação que alguns sempre estão em outras cidades, países e que não podem estar juntos! Este ano, cada um em sua casa – mesa com poucas pessoas – estarão com os computadores ligados e se comunicando e fazendo o Seder em conjunto.

A liberdade do indivíduo de ir e vir está reduzida, mas a liberdade de cada um reinventar os relacionamentos, o trabalho e as relações com os que estão distantes será contaminada, e provavelmente gerará uma resposta de adaptação e uma sociedade mais focada na VIDA.

Que neste SHABAT HaGADOL possamos olhar as mezuzot de nossas casas e lembrar que estas marcaram cada lar que deveria ser poupado. E que este sentimento de que, fazendo a nossa parte, colaboramos com toda a comunidade seja estendida para todos os habitantes deste planeta.

Shabat Shalom, 
Regina P. Markus

Um comentário: