Marcadores

quinta-feira, 31 de março de 2022

Judeus e Judaísmo: Vidas Interligadas

Édito dos Reis Católicos de Espanha
ordenando a expulsão dos Judeus


No dia 31 de março de 1492, os Reis Católicos Fernando e Isabel assinaram o édito de expulsão dos judeus da Espanha. O início da vida judaica na Espanha data da época dos romanos. Formalmente, O Édito de Expulsão só foi revogado no dia 16 de dezembro de 1968. 
Hoje, dia 31 de março de 2022, vivemos um outro momento que esperamos que seja lembrado pelos muitos pontos positivos que acontecem. Vivenciando estes tempos conturbados tendemos a olhar o lado mais negativo, mas para continuarmos nossas trajetórias - a trajetória de toda a humanidade  - é preciso saber olhar o arco-íris no horizonte. Um raio de luz branca incidindo sobre gotas de água forma o arco-íris. Assim, o raio branco é a soma de todas as cores. E o preto, neste caso, é a luz refletida de um objeto composto por todas as cores. 

Rapidamente, a guerra da Ucrânia segue com o drama dos refugiados, com as terríveis imagens das cidades destruídas, a resiliência de um povo que não cede e à insensatez dos que iniciaram esta luta armada. Israel e o povo judeu que têm grande relação com a Ucrânia e a Rússia têm tido um papel importante. Apreciem.

Nestas últimas semanas, Israel viveu uma série de ataques terroristas perpetrados por agentes do ISIS. Estes ataques ocorreram em regiões judaicas, árabes e também em zonas em que habitam cidadãos israelenses das mais diferentes origens. Muito pouco noticiado pela mídia internacional, seria uma forma de mostrar o quanto a sociedade israelense é democrática e respeita a diversidade. A dor que atinge famílias das mais diversas tem sido compartilhada e mostra uma forma importante de convivência. 

Como olhar o futuro? Como ter esperança? 😀 



Nesta mesma semana ocorreram várias reuniões. A principal foi um Encontro dos Ministros do Exterior do Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Egito e Israel onde foram tratados temas ligados à segurança regional e às relações de comércio, inovação, ciência e educação. O Secretário Americano também chegou a Sdeh Boker, testemunhando os avanços diplomáticos na região. O ministro de Defesa de Israel esteve em Amã com o Rei da Jordânia, que será visitada na próxima semana também pelo Presidente de Israel.

Toda esta movimentação diplomática de alto nível vem acompanhada de troca de embaixadas e de colaboração crescente e profícua nas áreas de ciências e inovação.

Estamos nas vésperas de Pessach, quando celebramos a saída dos judeus do Egito e a formação do Povo Judeu. História contada na Torah e revisitada por comentadores e por arqueólogos. Uma história que une a liberdade com as leis, as lutas com a responsabilidade, regras de vida e de conduta que vêm fazendo o milagre de superar muitos obstáculos.

Ufanismo por ações realizadas pode até ser admitido. Mas ser capaz de atuar no momento certo para não perder as oportunidades de forjar o futuro requer trabalhar em várias frentes.

Desejo a todos que nestes próximos dias, meses e anos possamos participar da construção de um mundo mais distributivo e mais diverso.

Regina P. Markus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário