Marcadores

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Acontece - O silêncio te faz cúmplice

 

O silêncio te faz cúmplice 

Por Raul Mayer


Homenagem do Flamengo a Vini Jr


Existe um texto que foi atribuído ao pastor Martin Niemoller, que faleceu em 1984, e que foi atribuído também a outros autores. Niemoller passou vários anos em campos de concentração nazistas e talvez alguns de vocês já escutaram estas palavras:

 

“Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.” 

 

O texto rodou e continua a rodar o mundo, mas lamentavelmente nada acontece… A grande, a grandíssima parcela do mundo repete a experiência do pastor Niemoeller... não é comigo... me calo. O mundo está infestado de racismo, de perseguições, de ódio a minorias. A maioria do mundo silencia… e o silêncio da maioria leva a tragédias e certamente à morte injusta de serem humanos...

Esta semana o rabino Mario Roizman, da comunidade Beth Torah de Miami, divulgou uma mensagem na qual ele comenta que um dos seus foi novamente agredido, insultado, humilhado... e ele fala de quem?... não fala de um participante de sua comunidade… ele fala do jogador de futebol Vinícius Junior do Real Madrid. E por quê?

Porque Vinicius faz parte de uma minoria na Europa: os negros. E como judeu, o Rabino Mario Roizman se identifica como minoria. E nós todos também somos parte da minoria de Roizman. 

O evento aconteceu num jogo de futebol na Espanha e continua a acontecer por muitas torcidas que expressam o seu ódio de forma vil. Roizman comenta em seu vídeo que qualquer agressão a um negro ou a outro participante de uma minoria é uma agressão a ele, pois explica que como judeu ele possui doutorado por mais de mil anos em humilhações, agressões etc. 

Sim, eu também quando vi a reportagem na televisão... eu também me senti agredido.... e o mundo silencia…

Somos algo por volta de 15 milhões de judeus, somos apenas 0,2 por cento da população mundial. Fazemos parte de uma das menores minorias e também contra nós há todos os dias humilhações, acusações, inclusive em alguns casos agressões físicas - o que chamamos de antissemitismo. E o mundo silencia....

O Holocausto parece que ficou guardado em fotos e filmes em museus em algumas cidades do mundo. Embora fazer apologia ao holocausto seja crime em muitos países do mundo, dias atrás o cantor Roger Waters se vestiu como nazista numa apresentação na arena Mercedes Benz em BERLIN! Como pode… um ser humano em nossos dias ainda se identificar com uma ideologia que matou um terço de nosso povo… e não somente isto, levou o mundo a uma guerra que matou mais de 40.000.000! E isto ainda mais em Berlim! E este imbecil veem se apresentar aqui, no Brasil, no próximo dia 12 de Novembro? Um declarado antissemita?

E o mundo silencia...

Símbolos nazistas são novamente mostrados em público e até jovens se vestem de nazistas...

E o mundo silencia...

Há algumas manifestações... poucas, muito poucas... o radicalismo humano não desapareceu, muito ao contrário, o ódio floresce. O que o mundo está vivenciando é de ficar estarrecido. O antissemitismo, uma forma bem definida de racismo, está sendo moda em pessoas que transformam este sentimento em anti israelense.

Onde se viu a imprensa mundial praticamente calar-se quando Israel foi atacado com milhares de foguetes por fações vizinhas? Será que ele pode se defender? O que aconteceria se os Estados unidos fossem atacados por apenas dois foguetes... teriam direto a se defender? O mundo ficaria calado?

Bom, então... o que fazer?

O Rabino Roizman na sua mensagem é bem prático: calar-se é ser conivente - e assim ele comenta que a sociedade não pode ficar calada.

Onde houver racismo… onde houver humilhação de minorias, onde houver agressão, seja física ou verbal, a um ser humano, cada um de nós judeus e judias também está sendo atacado. Mas ainda a colocação é imperfeita: onde houver racismo e um integrante de uma minoria estiver sendo atacado, nós da comunidade judaica devemos nos manifestar…

Escute como o rabino termina sua manifestação….

O silêncio te faz cúmplice...

A parashá Nasso desta semana, que é a mais longa de todas, tem algo muito interessante e que toca também a cada um de nós. Estamos no livro de Bamidbar- Levítico e Nasso é um conjunto de censo e leis. Entre elas aparece a Benção dos sacerdotes (dos Cohanim que com 3 versículos diz em português):

 

Que Deus te abençoe e te guarde

Que Ele faça brilhar sua presença e seja clemente contigo

Que o espírito de Deus repouse em você para dar Sua Paz

 

Em Israel ou numa sinagoga sefaradi, fora de Israel, podemos ouvir a benção dos cohanim todos os dias. Entretanto, numa sinagoga Ashkenazi fora de Israel, a benção dos cohanim é recitada apenas em Pessach, Shavuot e Sucot, assim como Rosh Hashana e Yom Kipur. Esta benção sacerdotal é também encontrada em outras religiões que tem raízes judaicas.

Nesta parashá, Deus disse a Moisés que ordenasse aos cohanim a ficar na frente da congregação, pronunciar a benção em Hebraico de pé e de mãos erguidas para o céu. Inclusive há uma tradição que vemos em lápides de túmulos de cohanin e que é este símbolo da postura dos dedos durante a benção.

Quando os judeus souberam que os cohanim os abençoariam, protestaram: Mestre do Universo disseram “porque Tu abençoas através de terceiros? Desejamos que Tu nos abençoes diretamente”

Deus replicou:  Apesar de ter ordenado aos cohanim que os abençoe, Eu também estarei presente neste gesto!!!”

Por isto, ao recitar estas bençãos, os cohanim deixam espaços entre os dedos como indicando que o Próprio Todo Poderoso está presente entre nós.

Sugiro que fechemos nossos olhos, pois tradicionalmente não se deve olhar para quem abençoa, e sintamos as palavras da tripla benção como se chegassem de quem cada um desejasse que fosse abençoado:

Adonai (Hashem) te abençoe e te guarde - יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ - yevarechecha Adonai veyishmerecha

Adonai (Hashem) faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti - יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ - ya'er Adonai panav eleicha vichunecha

Adonai (Hashem) sobre ti levante o rosto e te dê a paz - יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם - yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom

 

Amém! Shabat Shalom!


4 comentários: