Mas, estando no mês de Elul de um ano com tantos acontecimentos, é sempre bom voltarmos um olhar para a Torah e conhecer um pouco do texto que pode ser apreciado em diferentes contextos.
Por Regina P Markus
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Especialmente esta semana, em que serão lidas duas "prashiot": Nitzavim e Vaielêrr (Deuteronômio 30: 9-20 e 31: 1-30).
Moisés continua o seu discurso final. Todo o povo reunido escutando não apenas um resumo dos 4 livros anteriores, mas também um ordenação de leis e códigos de condutas. São as leis e regras divinas, as bençãos e as maldições ligadas a cada tipo de conduta. Do pessoal ao social, do cuidado com a natureza ao cuidado com a própria higiene. Regras que devem ser seguidas na Terra de Israel e também em outras terras quando lá estiver o Povo de Israel. Leis e regras que são universais e devem ser seguidas pelos judeus e pelos estrangeiros que habitarem entre eles. Ao longo de todo o livro de Devarim (Deutoronomio) é dado o direito de escolha e este direito culmina em 30:15-16, onde está escrito:
רְאֵ֨ה נָתַ֤תִּי לְפָנֶ֙יךָ֙ הַיּ֔וֹם אֶת־הַֽחַיִּ֖ים וְאֶת־הַטּ֑וֹב וְאֶת־הַמָּ֖וֶת וְאֶת־הָרָֽע׃
15: Hoje Coloco diante de vocês a vida, e o bem, a morte e o mal:
אֲשֶׁ֨ר אָנֹכִ֣י מְצַוְּךָ֮ הַיּוֹם֒ לְאַהֲבָ֞ה אֶת־יְהֹוָ֤ה אֱלֹהֶ֙יךָ֙ לָלֶ֣כֶת בִּדְרָכָ֔יו וְלִשְׁמֹ֛ר מִצְוֺתָ֥יו וְחֻקֹּתָ֖יו וּמִשְׁפָּטָ֑יו וְחָיִ֣יתָ וְרָבִ֔יתָ וּבֵֽרַכְךָ֙ יְהֹוָ֣ה אֱלֹהֶ֔יךָ בָּאָ֕רֶץ אֲשֶׁר־אַתָּ֥ה בָא־שָׁ֖מָּה לְרִשְׁתָּֽהּ׃
16: Porquanto Te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos Seus caminhos, e que guardes os Seus mandamentos, e os Seus estatutos, e os Seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e Adonai te abençoe na terra a qual entras para herdá-la.
Este é um texto de mais de 3 milênios em que o poder de decisão é dado ao ser humano. O poder de decisão com conhecimento de qualificadores. Por que uso a palavra "qualificador"? Porque com mínimas exceções, que são bastante conhecidas nos nossos tempos, o judaísmo apresenta um sistema de mandamentos e estatutos, bem como uma jurisprudência baseada em "juízos" que dá flexibilidade ao arcabouço legal, permitindo que este se adapte aos tempos.
Muito escutamos a respeito da falta de constituição no Estado de Israel. A mesma forma de legislar é encontrada na Inglaterra. No Canadá, a constituição é do tipo consuetudinária porque inclui regras escritas bem como tradições e convenções não escritas. Mas, o que é importante em todo tipo de arcabouço legal é o direito à escolha, a capacidade do próprio individuo determinar o seu caminho.
Sabemos que muitas vezes são realizados atos involuntários ou mesmo escolhas que, baseadas nos fatos conhecidos na época, pareceram as mais justas e adequadas. Estando no mês de Elul, escutando o chamado do Shofar, temos um tempo de reflexão, que culminará em Yom Kipur, data em que a maioria dos judeus considera especial. Um momento pessoal e coletivo. Um dia que várias enquetes que indagavam o que estaria acontecendo daqui a 1000, 2000, 3000 anos apontaram o dia de Yom Kipur como uma data a ser mantida.
PODER DE DECISÃO - e consequências...
Vaielêrr (Deuteronômio 31: 1-30). Nesta porção é dito literalmente que os dias de Moshe chegaram ao fim. Aos 120 anos! Vejo muitos de meus amigos rirem destas afirmações exatas. Há dez anos teríamos muita dúvida da possibilidade de viver 120 anos! Hoje muitos cientistas já aceitam que este seria o "span-life" dos humanos.
Aqui vale a reflexão. Estamos chegando cada vez mais perto. Nós, das grandes cidades, conhecemos muitas pessoas nas faixas do 80 e 90 que têm vidas ativas tanto física como intelectualmente. E temos relatos de pessoas centenárias que têm capacidade cognitiva e motora normal.
Muitos acham que conhecem a receita, e alguns anos depois vemos que esta receita servia para alguns e não para outros. Todas as ômicas (genômica, proteômica, metabolômica) buscam explicações moleculares e marcadores que poderiam servir para prolongar a vida ativa. Estes marcadores não servem para todos. A diversidade e a individualidade ainda desafiam a nossa vontade de categorizar a pessoas.
E aqui voltamos ao texto da Torah, que faz a mesma viagem entre o indivíduo e o coletivo. Entre o judeu e o estrageiro. Entre diferentes povos e tipos de conduta. Saber que o coletivo não representa o individuo, mas que o individuo o deve respeitar, estando inserido ou não no coletivo, é a mensagem da semana.
Que possamos continuar com tranquilidade e amor neste percurso até chegar o Ano Novo!
Cómo sempre maravilhoso!
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