Ser ou Estar? Pertencer & Possuir -> DOAR -> CONSTRUIR
Os muitos acontecimentos da semana em Israel e no Mundo parecem querer revelar algo mais. Mantendo os pés no solo vimos a libertação de 2 reféns - Fernando Simon Marman (60) e Louis Har (70). Também presenciamos o desprezo do mundo pelo fato e o apreço dos dirigentes brasileiros pelos que criaram uma máquina de guerra altamente sofisticada. Se o antissemitismo aflora de forma jamais vista, contra Israel, judeus e sua História, também muitos foram os apoios recebidos. De artistas e atores, políticos e dirigentes de nações de pessoas simples e lideranças. Ser judeu, estar com os judeus! Pertencer a uma comunidade pluralista que preza pela singularidade, preza o que cada um possui de especial. Como tudo o que ACONTECE soma de forma perfeita com a Parashá da Semana - TERUMÁ - DOAR! Uma das cinco porções da Torá em que é relatado com minúcias a construição de um Tabernáculo e de uma Arca que abrigará temporariamente as Os Dez Comandos - ou Dez Dizeres - recebidos no Monte Sinai! E, o nome desta parashá é doar... doando para que se pudesse construir algo temporário no espaço físico, mas que deveria ser trazido no coração e na mente do Povo Judeu por todos os tempos!
Esta foi uma semana em que "o dia seguinte" assume muitas facetas. Ações de antissemitismo seguem acontecendo em todo o mundo. Uma onda de ódio e desprezo aos judeus avança nos meios de comunicação. Do outro lado, as comunidades judaicas ao redor do mundo passam a atuar de forma pró-ativa tanto no combate ao antissemitismo como aos ataques irracionais ao Estado de Israel.
Um resgate espetacular trouxe de volta dois moradores de Nir Itzhak, Fernando Simon Marman (60) e Louis Har (70), levados como reféns no dia 7 de outubro após 129 dias de cativeiro. Em menos de 2 minutos os reféns foram localizados e colocados em um helicóptero rumo ao hospital Sheba Tel Hashomer. Esta foi uma operação planejada e realizada de forma integrada pelo Shin Bet (serviço secreto que opera dentro de Israel) e unidades de elite do Exército de Defesa de Israel. Os reféns estavam no segundo andar de um edifício, a porta do edifício teve que ser arrombada e houve muita troca de tiros. Um grupo pequeno, em silêncio, entrou no apartamento onde estavam os reféns e em menos de dois minutos carregou os dois homens para um helicóptero. Chegando no Hospital Sheba, Tel Hashomer, encontraram a família, inclusive alguns presentes tinham sido libertados semanas antes. Estes homens têm doenças crônicas e necessitavam de remédios. Os remédios cruzaram a fronteira, mas nunca foram entregues. Como curiosidade, vale lembrar que apenas fiquei sabendo que os dois eram argentinos pelas manchetes dos jornais brasileiros.
No dia seguinte, o Hezbollah atacou um complexo militar na cidade de Tzfat (Safed). Lá está o centro da Cabalá atual e é uma cidade com muitas sinagogas, resorts e vistas maravilhosas. Uma garota de 20 anos, que servia o exército de Israel, foi morta. Houve feridos e muita destruição. Os equipamentos que realizaram a operação são de alto nível de tecnologia e o Hezbollah é a organização terrorista ligada ao Irã, localizada no Líbano.
Hoje, foi informado que foram localizados corpos de reféns. E assim, voltamos nossas mentes para os que ainda estão vivendo em condições subhumanas em Gaza. Muitos podem perguntar: e os mulçumanos habitantes de Gaza, como estarão? Não dividirei em civil e militar, porque no nosso inconsciente coletivo os militares são aqueles que buscam a morte e os civis são os que não tem como defender-se. Neste mundo cruel, vemos o Presidente Lula falando no Egito sobre a população que habita Gaza. Falando para os que não querem acolher esta população de forma alguma. E... nenhuma menção ao refém que também tem nacionalidade brasileira! Apesar dos vários pedidos feitos pela família... o vazio.
O deserto do Sinai (onde não está localizado o Har Sinai) não pode ser invadido por estes refugiados eternos. Mas, é importante lembrar SER & ESTAR - os dirigentes egípcios têm buscado soluções, que ou são propostas irreais porque exigem a liberação de presos que mataram dentro do território de Israel pessoas que estavam em bares, em casamentos, e crianças dentro de ônibus escolares circulando por caminhos seguros. Ah - ontem mesmo na estrada 2 perto de Herzelia, na cidade de Ramat ha Sharon, um árabe-israelense iniciou um atentado com um trator. Ele atacava os carros que passavam. Foi contido, e a polícia levou.
O OUTRO LADO - os que estão reagindo e mostrando que O Povo de Israel é Um Povo entre os Povos.
Presenciamos um crescer do apoio ao redor do mundo. Como exemplo hoje circulou A declaração do Teatro Soho em Londres após o ocorrido no Show SHTOOM de Paul Currie.
O anúncio Kraft no Super Bowl (escrevo depois e poderia ser linkado ao site apresentado na NL).
VAMOS APRENDER COM A PARASHÁ DA SEMANA
Parasha Terumá: Exodus 25: 1-16
1: E disse HaShem a Moisés
בדַּבֵּר֙ אֶל־בְּנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל וְיִקְחוּ־לִ֖י תְּרוּמָ֑ה מֵאֵ֤ת כָּל־אִישׁ֙ אֲשֶׁ֣ר יִדְּבֶ֣נּוּ לִבּ֔וֹ תִּקְח֖וּ אֶת־תְּרֽוּמָתִֽי:
Nenhum comentário:
Postar um comentário