Marcadores

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Acontece: Kit-Tetse - Quando Saires para uma Guerra

 Por Regina P Markus, 11/9/24, 8 de Elul de 5784



Kit Tetse - Quando Saíres para uma Guerra... - Assim começa a sexta parashá do Livro de Dvarim - Deuteronômio, uma parashá que contém o maior número de regras de conduta. São 27 positivas e 47 proibições diretas. Ler as primeiras palavras da parashá pode sugerir que falará de luta, mas siga o texto e verá que o primeiro tema tratado é o direito da mulher! Nada mais atual do que pensar em regras de conduta para todos, e de forma específica para as mulheres. O texto passa por condutas e também com o cuidado da terra, dos seres vivos em geral e da individualidade! Cada animal, cada semente, cada ser humano deve ser respeitado na sua individualidade. E juntando a isto chegamos ao final - chegamos ao momento em que Moisés discursa sobre Amalek. Impressionante como os fios do passado conversam com os do presente. Impressionante como num momento em que MUITOS "ACONTECES" se entrelaçam podemos ligar os fios condutores que se iniciam na Torá, passam por um passado recente (11 de setembro de 2001) e chegam aos dias de hoje.  

Ao iniciar a leitura da Torá de Kitetse são estabelecidas regras sobre o tratamento de mulheres. Um homem que quiser desposar um mulher de um povo inimigo deverá dar um tempo para que a jovem fique só e possa lamentar seus pais. Caso o interesse não prospere, a jovem adquiriria o status de pessoa livre e jamais poderia ser vendida como escrava. Há mais sobre mulheres e filhos e as responsabilidade de uns pelos outros. Levirato, prostituição e o carinho mútuo são temas tratados na forma de regras, condutas e castigos. 

Neste momento nossos corações sangram ao ler os relatos das mulheres de todas as idades que foram feitas reféns e que conseguiram voltar para contar. Ou o que é contado pelo corpos recuperados. O coração sangra, mas a razão de muitos é abalada procurando ser tão imparcial que deixa de focar como tudo começou. 

 Sinaliza comentários sobre a Parashá 
 Olhando o mundo animal e vegetal há uma regra expressa que proíbe que animais com forças diferentes puxem a mesma charrete. Também não se deve plantar em conjunto determinados tipos de sementes ou fazer roupas que misturem fios de origem animal e vegetal. Muitos comentadores traduzem estes mandamentos como mais uma forma de empoderar o indivíduo. O único, que será parte de um todo. Nunca um todo no qual a unidade se dissolve. O sal dá gosto, mas se perde na água. No entanto, quando o tempo esquenta o sal precipita e volta a ser um entidade. E é nesta parashá que podemos entender o respeito pela maternidade. O respeito pela mãe e seus filhotes. Uma das regras proíbe retirar ovos de um ninho quando a mãe está presente.

Nestes meses de guerra em Israel o cuidado com os órfãos e os deslocados dentro de Israel têm sido constantes. Acolhimento em residências, programas de entretenimento e ajuda escolar. Grupos de dança e os escoteiros são formas de acolher crianças e jovens deslocados do sul e do norte de Israel. Aqui acrescentamos que há orfanatos para crianças judias no Ucrânia. São órfãos que perderam pais, e muitos perderam as famílias. O Keren Kayemet le Israel (KKL) uma organização criada em idealizada em 1864 e oficializada em 1901 com o objetivo de arrecadar fundos para comprar terras na Israel do Império Otomano, que depois foi chamada de Palestina pelo Império Britânico. 
Em 1984 o professor Zvi Hermann Schapira sugeriu usar um cofrinho azul para arrecadar os fundos via moedinhas salvas por todos. Muitos de nós lembram dos "pushkes" que ficavam em casa ou nas escolas. Em 1901 o banqueiro Haim Kleinman de Nadwórna, Polônia, sugeriu que os fundos para o KKL fosse arrecadado através das "pushkes" e estas foram distribuídas em 1904. Até hoje estas são usadas!!! 

Nestes dias foi para enviar fundos para as crianças da Ucrânia - e muitas crianças de Israel enviaram para os parentes e conterrâneos que ficaram. Como a parashá menciona a responsabilidade de uns pelos outros. Dos pobres pelos ricos e vice-versa. Como aconteceu no início do século XX, a cada campanha pessoas com mais posses multiplicavam a doação feita em moedas. 

O mesmo espírito está no Brasil. A semana passada acompanhamos o encerramento da campanha para o Fundo de Bolsas para Escolas Judaicas. Muitas escolas unidas, das mais ortodoxas às mais reformistas, juntas recolhendo doações.

A EDUCAÇÃO É UM DE NOSSOS MAIORES BENS
         👪 👪   LE DOR VA DOR - de geração em geração 👪  👪


 
 Em Deuteronômio 23: 8-4 Moisés diz que os edomitas e os egípcios não deveriam ser abominados. Os edomitas tinham relação de parentesco e os israelitas foram por anos considerados estrangeiros no Egito. Os versículos subsequentes relatam regras de higiene, tratamento de doentes, e regras especiais para os Sacerdotes e Levitas.

Na última semana é observada uma reação positiva de algumas nações em relação a Israel. Os meios oficiais da Alemanha têm feito declarações positivas. Países árabes têm tido posturas positiva na busca de soluções para o conflito e o sofrimento dos reféns sequestrados em 7 de outubro de dentro de suas residências e de um importante Festival Rave - NOVA - que uniu pessoas do mundo inteiro. Mais de 1200 mortos e 253 reféns. Os assassinados, os deixados à míngua, estuprados, abusados... atos realizados por indivíduos que foram educados para o mal. 

Há exemplos interessantes nas redes sociais:

Líbano

Em entrevista concedida ao canal Lebanon On no último dia 8, o cineasta e escritor libanês Youssef El-Khoury faz duras críticas ao Hezbollah e ao Hamas, classificando ambos como grupos terroristas. Ele responsabilizou as duas organizações apoiadas pelo Irã pela terrível situação atual tanto no Líbano quanto na Faixa de Gaza.
De acordo com El-Khoury, o Hamas é culpado pelas baixas civis no enclave palestino, uma vez que utiliza a população como escudo humano enquanto os terroristas se escondem em túneis. O cineasta também afirmou que Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, deveria se calar para salvar o Líbano, comparando-o a figuras históricas como Hitler, Nero, Mussolini e Hirohito, que preferiram ver seus países destruídos a se renderem.
Via: Memri TV.

Etiópia

ATUALIZAÇÃO DE NOTÍCIAS🚨🇮🇱🇬🇭 Cúpula Parlamentar África-Israel é lançada na Etiópia. Legisladores se reúnem em Addis Ababa "para dar continuidade aos Acordos de Abraão e buscar paz, progresso e prosperidade." (JNS)  



 Um ponto a salientar é que as frutas que caem no campo durante a colheita devem ser deixadas para que os pobres possam alimentar-se. 

 Chegando no penútimo passuk Deuteronômio - 24, 5-13 encontramos a regra que aquele que raptar israelitas deve ser condenado à morte e que escravos capturados em guerras devem ser libertos e sua volta à terra natal facilitada.

Parar e refletir sobre os dias de hoje! Qual o perigo que se corre ao facilitar a vida dos que buscam a morte e o extermínio.

Hoje é dia 11 de setembro. Em 2001, o grupo terrorista Al Quaeda sequestrou 4 aviões comerciais que foram lançados contra alvos americanos. Dois atacaram diretamente as Torres Gêmeas em Nova York. Quase 3 mil mortos apenas nestas torres. Não vou reproduzir imagens que conhecemos. Importante rememorar o processo educacional em Gaza. Vejam a foto abaixo!

Nesta fotografia antiga, sobrinhos do líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, são vistos sendo ensinados a celebrar o ataque terrorista de 11 de setembro, ocorrido em 2001 em Nova York. Além de ser responsável direto pelo massacre realizado pelo Hamas no dia 7 de outubro em Israel, e pelas mortes de milhares de judeus, drusos, muçulmanos e outros, Sinwar também é culpado de radicalizar a próxima geração de crianças na Faixa de Gaza.


MAFTIR - E abre-se um novo rolo da Torá para ler a última porção:


✡ Recorda-te o que fez Amalec quando saieis do Egito. Encontrou-te pelo caminho e feriu a todos os desfalecidos qie ficavam na retaguarda e tu estavas sedento e cansado e Amalec não temeu Adonai. Quando o Eterno  te der descanso de todos os teus inimigos ao redor da terra que o Eterno te está dando como herança para possuí-la, apagarás a memória de Amalec de debaixo dos céus; não te esquecerá. 

E esta será a última leitura da Torá do próximo sábado - e no mundo real continuam as propostas de paz - e o Hamas continua a recusar todas. E seguimos todo o mês escutando o toque do Shofar e lembrando de nos preparar para o ano que entrará - 5785 - תשפה

Consultas:
1 - A Lei de Moisés - editora Sefer, 1962.


Um comentário: