IMPRESSÃO 3D DE SUAS PRÓPRIAS LENTES DE CONTATO PERSONALIZADAS
Tradução: Equipe EshTá Na Mídia a partir do artigo original de John Jeffay para o Israel 21C
A Lensy prevê que, dentro de alguns anos, o optometrista verificará sua visão, apertará um botão e lhe entregará um par perfeito de lentes de contato personalizadas.
Lentes de contato impressas em 3D instantâneas são o futuro.
Você fará um exame de vista, o optometrista verificará sua visão, apertará um botão e, em minutos, você terá um par de lentes de contato que se encaixam perfeitamente e oferecem uma visão perfeita.
Leonardo da Vinci teve a ideia teórica das lentes de contato em 1508. Elas não se tornaram uma realidade prática até a década de 1930. No entanto, mesmo agora, elas realmente não decolaram.
Três bilhões de pessoas no mundo usam óculos, mas apenas 150 milhões optam por lentes de contato. O motivo: preço e conforto.
Lentes de contato acabam sendo muito mais caras do que óculos, especialmente agora que 90% dos usuários escolhem descartáveis.
E muitas pessoas descobrem que simplesmente não podem usá-las — porque seus olhos têm o formato errado.
Olhos são um pouco como pés, Edan Kenig, CEO da startup israelense Lensy, disse ao ISRAEL21c. Eles vêm em diferentes formatos e tamanhos.
No entanto, lentes de contato prontas para uso são "tamanho único", exceto pela parte óptica no centro. Então, elas servem mais ou menos para 70% da população mundial, mas para os outros 30%, é difícil.
Isso porque os grandes players do mercado óptico usam os mesmos moldes para fabricar em massa milhões de lentes. Algumas inevitavelmente acabam ficando muito frouxas, outras muito apertadas, dependendo de pequenas, mas significativas diferenças no formato e tamanho dos olhos.
Kenig diz que sua tecnologia resolverá os problemas de preço e conforto, e suas lentes podem estar disponíveis para compra daqui a quatro anos.
Resina 3D
“Eu realmente gostaria de usar lentes de contato o dia todo”, diz Kenig, que é extremamente míope (uma prescrição de -11).
“Mas agora estou limitado a usá-las apenas para esporte [ele faz Jiu-Jitsu brasileiro] por algumas horas porque não é confortável para mim.”
Ele é biofísico por formação e mais tarde se tornou engenheiro e empreendedor, aprendendo a desenvolver ideias em produtos.
Ele viu o potencial de uma tecnologia emergente chamada impressão 3D de resina, uma forma mais sofisticada de impressão 3D padrão. Ela usa luz UV para "curar" ou endurecer uma resina, em vez de esguichar material por um bico para construir objetos camada por camada.
Kenig e sua pequena equipe, sediada em Rehovot, centro de Israel, adaptaram uma forma de material para lentes de contato e desenvolveram uma técnica para impressão 3D de resina.
Eles chegaram a imprimir uma lente de contato — e dizem que são os primeiros a fazer isso — mas ainda precisam aperfeiçoá-la antes de poderem testá-la em um olho humano.
Soluções personalizadas
A Lensy é uma startup em estágio inicial fundada no início de 2022 com a ajuda da Autoridade de Inovação de Israel. A empresa atualmente não tem financiamento externo.
Grandes empresas também estão pesquisando e desenvolvendo lentes impressas, diz Kenig, mas estão planejando o que ele chama de "impressoras grandes, pesadas e caras" em vez da versão de mesa em que ele está trabalhando.
Para os 70% das pessoas com olhos “normais”, lentes produzidas em massa provavelmente continuarão sendo a melhor opção, ele diz. Para os outros 30%, lentes personalizadas serão um divisor de águas.
“Quanto mais longe você estiver do ajuste médio, mais problemas terá, como pessoas com alto astigmatismo, pessoas com alta miopia e pessoas com formatos de olhos peculiares que não são redondos e nem esféricos.
“O optometrista terá então a oportunidade de fazer uma solução personalizada para que o paciente tenha um ajuste acessível e confortável, adaptado às suas necessidades.”
A máquina estará disponível em regime de locação, usando cápsulas que custarão ao optometrista US$ 50 por olho.
As lentes serão reutilizáveis, embora seja possível que a tecnologia evolua para produzir descartáveis.
Como sapatos
“Lentes de contato não são uma solução nova, mas têm muitas desvantagens que não foram resolvidas por melhores materiais ou melhores designs”, diz Kenig.
Cerca de um quinto dos usuários desiste delas a cada ano, diz ele. Então, embora novos usuários estejam sempre começando, o mercado está efetivamente estagnado. Isso tem a ver em parte com o custo — cerca de US$ 4 por dia, diz ele — mas em grande parte por causa da restrição de tamanho único.
“É como entrar em uma loja de sapatos”, diz Kenig, “e todos os sapatos são tamanho nove [42 na Europa]. Então, se você usa tamanho nove, ótimo. Se você usa tamanho oito, terá alguns problemas. Mas se você usa sete ou onze, será impossível.”
Kenig diz que obter lentes de contato hoje em dia é demorado, trabalhoso e trabalhoso, e o paciente tem que estar realmente comprometido. Mesmo um pequeno erro de cálculo significa que o oftalmologista terá que refazer as lentes.
"Se você tiver problemas com sua lente de contato pronta para uso, o oftalmologista dirá para você levar óculos. Eles não têm as ferramentas para personalizar suas lentes."
No futuro, Kenig diz que a Lensy poderia fazer lentes de contato que incorporassem a tecnologia existente para crianças que realmente retarda o progresso da miopia conforme seus olhos crescem.
Kenig também diz que as lentes poderiam um dia ser impregnadas com medicamentos de liberação lenta para evitar a necessidade de injeções oculares dolorosas, e lentes de contato inteligentes poderiam ser incorporadas com sensores e câmeras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário