![]() |
PURIM SAMEACH 523 dias |
Olhando as fotos dos bebês fantasiados de verduras e hortaliças vem em mente os bebês Bibas de laranja, e também o grande canteiro de vegetais e frutas que foi a fértil terra da Faixa de Gaza até 2005. E em seguida, como que girando a sorte - PURIM - PUR (sorte) - focamos na festa de hoje - a festa simbolizada por uma Rainha, uma Mulher, uma Pessoa com capacidade de decisão e de busca de seus objetivos.
A Meguilat Esther é um dos rolos que compõem o Tanach - e será cantada e contada hoje e nos próximos dias. Vale ouvir a leitura e ver como, toda vez que o nome de Haman é mencionado, são girados reco-recos para se fazer muito barulho e para que este nome não precise ser mais lembrado no futuro!
Hoje olho o nome e me ocorre - trocamos um "n" por um "s" e chegamos ao Hamas! A outra grande coincidência é que naqueles dias os judeus foram liberados da Pérsia (hoje Irã). Deixe a mente fluir - e tem mais coincidências. Naqueles dias, foi permitido aos judeus saírem da Pérsia e voltarem a Jerusalém, enquanto hoje encontramos os iranianos ao redor do mundo que foram expulsos de suas terras há 52 anos (1979). Comunidades que refizeram suas vidas em outras terras, mas que guardam na memória a terra ancestral.
Olhando para a Faixa de Gaza, ontem dia 12 de março de 2025 apareceu nas redes sociais a foto de uma criança de 4 anos sentada na zona de fronteira e sendo encaminhada para o lado de Gaza por um soldado das Forças de Defesa de Israel (IDF). A legenda conta que a criança fora enviada pelos grupos do Hamas - e, como vem acontecendo há anos, foi recebida com o carinho que uma criança merece e devolvida aos seus. Vejam a foto!
Segue abaixo o texto divulgado pela IDF - deixo no idioma de divulgação.
ACONTECE - hoje fala sobre Purim e sobre os momentos de expectativa que vivemos! Os momentos em que parecemos estar sob a pressão da sorte que está sendo lançada.
Entrem no BLOGGER - e Vejam o todo - e não esqueçam de deixar seu like. Comentários são sempre bem vindos.
_________________________________________________________________
Conversando com amigos em Israel, esta madrugada, para saber como está sendo comemorado Purim, um comentário foi constante. A mão de Emily Damary está presente em todo país. E hoje a Revista Brasil-IL traz uma reportagem em que Emily revela como foi tratada por um médico que se identificou como Dr. Hamas. Emily foi baleada em 7 de outubro de 2023 e voltou a Israel em Janeiro. Suportou amputação dos dedos e recebeu pontos na perna. Virou-se com chás e sem água limpa para cuidar das feridas por mais de um ano. E se quiserem saber mais sobre o cativeiro de Emily, cliquem aqui. Hoje é uma embaixadora de Israel, já viajou a diferentes países e falou em organismos internacionais. Comunicativa e alegre! Assim, no século XXI a importância de recriar e transformar, suportar e superar é valorizada ainda mais na alegria de PURIM!!
![]() |
Emily Damari e sua mãe Mandy |
ALEGRIA - uma sensação maravilhosa que nasce em nosso mais profundo e gera algumas substâncias muito importantes que comunicam a todo o corpo que estamos bem. Esta comunicação biológica pode ocorrer no passo a passo, seguindo o caminho de nervos que se conectam. Ou pode ocorrer de forma genérica, banhando todos os órgãos através de substâncias liberadas no sangue. PURIM - sorte! E com ALEGRIA e SORTE superamos muitos obstáculos.
Olhando para o Leste, para as regiões da Ásia e Leste Europeu, fico impressionada com o muito que nos escapa. Chego ao Arzebaijão, capital BAKU, que foi fundada no século XII, e este é um país que fica no Cáucaso entre a Europa e a Ásia. Tem muitos habitantes judeus que vivem com liberdade e mantém relações diplomáticas com Israel. Bom lembrar que há espaços para convivência e Paz.
Em honra ao espirito de Purim, vamos ver um filme do Arzebaijão de HOJE!!!
E vale ler o texto publicado pela Brasil.IL a partir de reportagem no Jerusalem Post:
“Azerbaijão deveria aderir aos Acordos de Abraão”
O Azerbaijão deveria aderir aos Acordos de Abraão para servir de modelo de coexistência e levar outros estados de maioria muçulmana a aderirem ao tratado, disse o rabino-chefe sefaradita do Azerbaijão, Zamir Isayev. O rabino, um dos 150 delegados de um fórum para resolver os problemas mais urgentes do povo judeu, explicou que outros países poderiam “aprender com o Azerbaijão como negociar e se relacionar com Israel”. “O relacionamento do Azerbaijão com Israel é um modelo de coexistência entre judeus e muçulmanos. O Azerbaijão pode compartilhar sua experiência”, disse ele. “O modelo do Azerbaijão está nos mostrando que há uma possibilidade de viver de outra maneira, de viver juntos, crescer e se desenvolver”. Segundo o Canal Knesset, o Gabinete do Primeiro-Ministro respondeu que estava fazendo de tudo para aumentar os laços trilaterais com o Azerbaijão e os EUA. Isayev afirmou que o Azerbaijão pode servir de modelo para outras nações porque “não há nenhum antissemitismo”. Os 25.000 a 30.000 judeus que vivem no país “podem andar pela rua de kipá e podem andar livremente com símbolos judaicos. Os turistas israelenses gostam de visitar Baku, por se sentirem seguros e, por isso é um lugar único. Os judeus do Azerbaijão são uma parte muito ativa da sociedade azerbaijana”, disse o rabino. Fonte: Revista Bras.il a partir de The Jerusalem Post
Muito a conversar, sem andar pelo "mais do mesmo". MAS não poderia terminar o ACONTECE de hoje sem lembrar do que deixou de acontecer. O Relatório da ONU sobre crianças que estão sob perigo no mundo omitiu:
![]() |
BR-IL - clique |
Parabéns Regina, é sempre muito bom saber a verdade do que está acontecendo em nossos dias!
ResponderExcluirMazal Tov
Itanira
ResponderExcluir