Marcadores

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

EDITORIAL: Olhando o Futuro - Honrando o Passado

A ciência avança - e portanto é a fiel depositária do passado, e a mais importante e segura rota para o futuro.



7 de novembro de 2018

Ao falar de passado e futuro é preciso definir o presente. Este texto foi iniciado com a menção à data em que foi escrito porque está falando sobre o HOJE, sobre a SEMANA, o MÊS em que vivemos. Foram tantas as notícias de jornal e os temas que permearam as conversas de muitos brasileiros, que tornaram o escrever semanal mais presente. Foram publicadas as notícias de Abu Dahbi, abrindo a esperança para um novo Oriente Médio e todos comentamos a respeito do resultado das eleições - no Brasil, nos Estados Unidos e em Israel. Sim, nestas últimas duas semanas os três países tiveram eleições que movimentaram a população e que permitiram ver que nossas sociedades, apesar de terem problemas diferentes, seguem a tendência dos tempos de lateralizar e agudizar muitas questões.

MAS - e sempre tem um MAS - também foi divulgada uma notícia que talvez não merecesse um destaque sobre todas as demais, uma notícias relevante para uma comunidade pequena, que envolve menos do que uma cidade. O presidente da Congregação do Instituto Weizmann de Israel (WIZ) votou secretamente, e aprovou o primeiro nome na lista apresentada pelo comité de busca para assumir o próximo mandato como Presidente do Instituto Weizmann de Israel - Prof. Alon Chen (48 anos). 

LEITOR, por favor, siga mais umas linhas... Sim, Prof. Chen é um cientista de renome, um gerenciador e administrador de ciência de sucesso e ... ao mesmo tempo é o Chefe do Departamento de Neurobiologia do WIZ e Diretor do Laboratório de Neuropsiquiatria e Genética do Comportamento do Instituto Max Planck na Alemanha e... Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Ludwig Maximilium em Munique, Alemanha.

SIM - as duas instituições Max Planck na Alemanha e Instituto Weizmann em Israel tem laços históricos importantes que foram interrompidos na década de 1940. Hoje podemos dizer que o vale formado pela era do nazismo é apenas um vale na paisagem do tempo. Um vale profundo e que não deve ser esquecido. Falando em termos científicos, a energia emitida durante a queda foi enorme!!! E a energia dispendida para sair do vale também. 

FUTURO - todas as notícias da semana apontam para o futuro, mas esta aqui destacada mostra que o futuro, construido lentamente através das relações humanas positivas é capaz de superar passados nunca dantes imaginados. Superar passados não significa esquecê-los, significa lembrar e guardar (Zarror ve Shamor) e, com isto, superar.

E lá vamos, cada um de nós a construir O FUTURO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário