Marcadores

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EDITORIAL - A Tecnologia: Israel e o Mundo

Watergen, a tecnolologia israelense chegando nos EUA: "Máquina milagrosa de água"


A cada século e a cada década, encontramos novos desafios - e muitos deles são gerados pelas próprias soluções encontradas no passado. Muito escutamos a respeito das vantagens da vida “como ela era” e das desvantagens trazidas pelas novas tecnologias; atualmente os celulares são os grandes vilões da vez junto com os carros, alimentos industrializados, vida urbana, etc. Por outro lado, poucos são os que se disponibilizam a abdicar de tudo o que o presente oferece e continuamos “poluindo” o ar, a terra, o convívio entre as pessoas. Neste jogo que parece sempre perdido, não deixamos de achar que é justo que todos tenham as benesses dos avanços tecnológicos.

Possuir rede de água e esgoto é considerado uma necessidade em todos os aglomerados humanos, quer na periferia das grandes cidades, quer em pequenas vilas. Mas estas instalações, que fizeram parte de avanços tecnológicos da humanidade, hoje apesar de tão necessárias custam muito caro para instalar e manter - e também geram grandes desvios de água e acúmulo de detritos. Fazem parte do mal necessário.

Neste ponto surge a oportunidade para mudanças – a oportunidade de se introduzir o NOVO. Em diferentes oportunidades já comentamos sobre o trabalho dos cientistas e técnicos de Israel em relação à obtenção e uso da água. Sempre focando na necessidade, visto que Israel é um pequeno país em uma região desértica onde a água é muito escassa. Lá foram-se os tempos em que os carros nunca eram lavados, ou que a louça era acumulada de forma a poupar a água da torneira. Tecnologia nova – e hoje Israel e Jordânia são países que não sofrem de variações sazonais na disponibilidade de água. NOVAS TECNOLOGIAS DE OBTENÇÃO de ÁGUA, baseadas em ciência básica israelense, que permitem a retirada da água do ar, passam agora a ser usadas em regiões e cidades americanas que dispõem de água, mas querem evitar aumentar a rede de distribuição. Esta semana a FoxBusiness apresentou a WaterGen USA, uma companhia israelense que abre uma filial americana para produzir aparelhos que retiram a água do ar e alimentam residências, comércios e pequenas indústrias. A ideia é que a produção local aumente o uso da mão de obra, e o produto acabe, a médio prazo, com a necessidade de ampliar rede de água!

Este novo equipamento é baseado em conhecimento novo, em ciência básica (química de polímeros) e em engenharia. Exportar conhecimento foi a opção de um país que está localizado em uma região com poucos recursos naturais, mas que tem como principal fonte de recurso a diversidade de seu povo e um importante investimento em estudo, pesquisa e inovação. Talvez seja por motivos como este que 137 países da ONU votaram, nesta semana, uma resolução a favor de Israel que promove, finalmente, o desenvolvimento de negócios com o país.

Estaremos diante de uma nova era?
 

Boa semana!

Regina P. Markus

Nenhum comentário:

Postar um comentário