Marcadores

sexta-feira, 20 de março de 2020

Editorial: Em tempos de Corona Vírus




O presidente de Israel lendo histórias para as crianças pela televisão


Hoje já é quinta-feira, dia 19 de março, início da noite. Em geral este editorial é escrito alguns dias antes, mas esta semana foi atípica para todos - inclusive para as editoras do EshTá Na Mídia e nossa inestimável colaboradora Luciana S. van Deursen Loew. Os dados foram surgindo e as pessoas, se ambientando a uma nova realidade. Eu, Regina, me lembrando dos tempos de escola quando li "A Peste" de Albert Camus explorado de forma ficcional o que estamos vivendo hoje. Lá, na década de 1960, a grande conclusão de minha classe foi que a guerra do futuro mataria pessoas sem destruir as construções.

Hoje, todos conhecem o corona. Verdades e fake news são transmitidas por todos os meios de comunicação, e cada um filtra como pode. Mas um fato é verídico: este retrovírus não respeita fronteiras e viaja de um continente para o outro transportado pelo próprio ser humano. Vírus que induz sintomas iguais a uma gripe, que em pessoas menos resistentes pode ser fatal. O grande problema é que a maioria da população é portadora sã e transporta o vírus para todos os rincões de forma muito rápida.
Muitos países, inclusive o Brasil e Israel, têm adotado a tática proposta pela Organização Mundial de Saúde de isolar as pessoas socialmente de forma a impedir o contato e com isso a transmissão do vírus.

O mundo científico se movimenta para melhor detectar o vírus e também poder tratar os doentes. Dia-a-dia são relatadas novidades. Mas esta situação, tão nova para todos, inclusive se pensarmos em termos de ficção, gera uma onda de solidariedade humana que gostaríamos de destacar. Aqui no Brasil pessoas dispensam diaristas e, quando podem, continuam mantendo os seus salários. Na Universidade de São Paulo e em outras universidades e escolas país afora a aulas estão sendo ministradas de forma virtual. Foi muito reconfortante ver quantas pessoas disponibilizaram computadores e tablets antigos para alunos que não tinham ainda estas facilidades em casa, e como alunos da engenharia viabilizaram seu uso. Uma corrente de solidariedade humana.

Em Israel a escola virtual é uma realidade. Um país em constante ameaça há muito treinou os seus alunos, de todos os níveis, para que bombardeios não interrompessem o ano letivo. Assim, o isolamento social veio acompanhado da escola à distância. O professor fala com toda a sua classe, e cada um, de seu computador, tablet ou celular participa ativamente das aulas. Mas há algo de diferente nestes tempos de Corona. Quando há uma ameaça de bombardeio muitos estão juntos em bunkers subterrâneos, mas agora cada um está isolado em sua casa, sem contato com os vizinhos.

Neste momento, o Presidente de Israel considerou que era muito importante cuidar do futuro e, na quinta-feira fez uma transmissão ao vivo por todas as mídias disponíveis. Esta foi uma transmissão muito diferente e muito especial: ele sentou em uma cadeira, e como o Vovô de todos, leu histórias para as crianças. As notícias que chegam é que estas entenderam e ficaram encantadas em saber que apesar do isolamento, todos estavam juntos!

O corona trouxe uma parada compulsória. Todos têm que ficar alerta pois existe uma ameaça que não escolhe lados. E o resultado muitas vezes surpreende: israelenses e palestinos colaborando nesta emergência - esta semana foram postadas informações que vale a pena conferir.

Muitos outros fatos interessantes ocorrem entre os judeus brasileiros. As sinagogas foram fechadas e os serviços religiosos agora são virtuais. Na última sexta-feira, muitos judeus que não costumam frequentar os serviços aproveitaram não precisar enfrentar o trânsito de São Paulo. A expectativa é que a frequência aumente neste fim de semana.

Em tempo de Corona Vírus, vamos trabalhando para buscar soluções para evitar contaminações e também melhor entender este mundo dos seres micróbios e qual é a melhor forma de sobreviver a uma guerra que une os homens.

Que todos possam usufruir da melhor forma estes momentos diferentes e possam achar histórias interessantes para contar.

Boa Semana!

Regina, Marcela e Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário