Marcadores

quarta-feira, 11 de março de 2020

VOCÊ SABIA? - Sefer Torah de 2000 anos



Terremotos revelam tesouros da antiguidade:

Sefer Torah de 2000 anos aparece após sismo na Turquia.

Por Itanira Heineberg




Você sabia que uma Torah de 2000 anos de existência, escrita em tinta de ouro, apareceu durante o recente abalo de janeiro de 2020 na Turquia?


O vídeo abaixo mostra a Torah que veio à tona após dois milênios devido ao terremoto de magnitude 6.8 no leste da Turquia, cujo epicentro do temor situou-se próximo às províncias de Elazig e Adana.




Vejamos agora o percurso dos judeus no mundo, levando sempre consigo suas leis, seus livros e sua religião:





Como a História Universal nos relata, em 722 AC os assírios destruíram o Reino de Israel ao norte, e levaram as 10 tribos como cativas para sua terra, a Assíria.
Em 586 AC o imperador da Babilônia, Nabucodonosor II, invadiu o Reino de Judá, ao sul, destruiu Jerusalém e deportou os judeus para a Mesopotâmia, hoje Iraque.
Aí começou a dispersão do povo judeu pelo mundo.

A primeira referência judaica à Turquia está na Torah, Gênesis, quando a Arca de Noé estaciona no Monte Ararate e todos seus passageiros desembarcam.


Monte Ararate visto da Armênia

O famoso monte localiza-se na Turquia de nossos dias. E os não menos famosos rios Tigres e Eufrates aí nascem, nas Montanhas Taurus do citado país.






Até agora nada se descobriu desta Torah encontrada na Turquia.

Arqueólogos e pesquisadores com certeza irão pesquisar e nos darão notícias deste achado precioso que nos chegou às mãos após o inesperado e devastador acontecimento.





Em 2017, outra descoberta enriquecedora aconteceu: uma Bíblia hebraica de 1000 anos, perdida, foi localizada numa prateleira toda empoeirada da sinagoga do Cairo.

Trata-se de um códice maciço e em boa preservação de 616 páginas, escrito em 1028.

Mais uma revelação no campo da cultura e religião de Abraão:  livros antigos são um tesouro para o povo Judeu.



Salmo 1 do Códice Zanharia Ben 'Anan, redescoberto em 2017 pelo estudioso israelense Prof. Yoram Meital em uma sinagoga do Cairo. (Yoram Meital)
“Como Meital relatou em artigo publicado recentemente na Jewish Quarterly Review, “ Um manuscrito bíblico de mil anos redescoberto no Cairo : o futuro do passado judaico egípcio”, a descoberta deixou o historiador “impressionado”.”



E ...nesta onda recente de revelações e descobertas, qual não foi minha surpresa em uma cerimônia religiosa na Comunidade Shalom de São Paulo, ao me deparar com uma copista de pena em punho, na parte traseira da sinagoga a copiar o texto da Torah em pergaminho!



“Ajudei a escrever a primeira 'Torah' das mulheres”! Rachel Reichhardt


“Na tradição judaica, o trabalho de copista do Pentateuco é o ofício mais sagrado. Mulheres não eram consideradas confiáveis para fazê-lo. Fui a primeira mulher do mundo a receber um diploma de escriba.”


“Nasceu em 8 de julho de 1959.  É professora de hebraico desde a juventude e trabalha com educação judaica na Comunidade Shalom, em São Paulo. Em 2004, recebeu o diploma de escriba da Torá"

O passado de milênios continua a nos oferecer presentes escondidos em nosso planeta, deixados por aqueles que nos precederam.
O presente vivemos a cada dia, sempre nos surpreendendo com as notícias do momento, venham elas de longe ou não; com a tecnologia que nos cerca o mundo ficou mais perto de todos.




Em pleno século XXI nos perguntamos quais serão os mistérios dos tempos futuros ... como teremos acesso às sagradas escrituras...






FONTES:

https://www.milkpoint.com.br/colunas/adriane-elisabete/probioticos-para-viagens-espaciais-107126n.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário