Por Itanira Heineberg
VOCÊ SABIA que um hotel de luxo à beira-mar em Tel Aviv, em um passe de mágica, foi transformado em uma clínica para pacientes de coronavírus?
O Hotel Dan Panorama em Tel Aviv foi convertido em casa de saúde para
portadores de coronavírus com uma área especialmente esterilizada, uma rede CCTV para monitorar pacientes e avisos de advertência sobre possível infecção.
Oficiais do exército, médicos e a polícia israelense encontraram-se no hotel tomando providências no sentido de isolar e proteger o prédio e assim prevenir as instalações contra infecção na chegada dos pacientes.
O hotel não receberá pacientes seriamente comprometidos, porém acolherá aqueles atingidos moderadamente pelo vírus e sem condições de observar a quarentena a sós.
A transformação do hotel em hospital foi o resultado de uma solicitação do Ministro da Defesa em concordância com o Ministro da Saúde.
Além do Dan Panorama, o Hotel Dan em Jerusalém também vai começar a receber pacientes do coronavírus, chegando a um total de 2000 quartos que acomodarão milhares de pessoas.
Espera-se que outros hotéis da cadeia Dan em Haifa e Jerusalém sejam também adaptados para esta finalidade.
A cadeia de primeira classe Hotel Dan em Israel é a mais antiga e a mais luxuosa do país, com suas operações iniciadas em 1947 quando dois irmãos - Yekutiel e Shmuel Federmann - adquiriram o “Kaete Dan”, uma pousada de 21 quartos a beira-mar em Tel Aviv com a visão de que um dia Israel seria um
lugar turístico.
Atualmente a cadeia possui 14 hotéis de luxo em locais privilegiados do país, um centro de convenções internacional, um hotel escola e o Dan Lounges no aeroporto Ben Gurion.
O carro-chefe da cadeia, King David Jerusalem, recebe regularmente
dignitários de todos os lugares e faz parte do Leading Hotels of the World.
Hotel Dan Panorama – preparativos e providências para as mudanças. |
Apesar destes dias difíceis pelos quais a humanidade está passando, parece que os contos de fadas e encantamentos não acabaram ainda.
Um shopping a céu aberto elegante também aos poucos se converte em
refúgio para os que contraíram o contagiante vírus deste início do século: o Mamilla Mall, em Jerusalém.
O Shopping Mamilla posiciona-se perpendicularmente ao Muro da Cidade Antiga, entre as ruas Jaffa e Yitahak Kariv. |
O projeto para a construção do shopping foi aprovado em 1970, mas o complexo só abriu as portas ao público em 2008, isto é, 37 anos após a proposta inicial.
A construção do mall foi postergada e interrompida diversas vezes devido à oposição de preservacionistas, ecologistas, grupos religiosos, disputas burocráticas, litígios e arbitragem.
O Shopping Mamilla e componentes do quarteirão Alrov Mamilla foram
planejados pelo arquiteto israelense Moshe Safdie. Considerando a importância histórica e arqueológica da área, Safdie optou por inserir o prédio em seus arredores e adjacências em vez de introduzir um estilo moderno nas proximidades.
Assim, ele escolheu materiais e estilos de construção semelhantes aos da vizinhança histórica de Mamilla, como construção de blocos de alvenaria e grande predominância de arcos.
Fachadas de prédios do século XIX foram removidas das construções originais da rua Mamilla e colocadas na nova obra do shopping.
Shopping Mamilla antes do coronavirus.
|
As imagens abaixo são de março de 2020 e mostram a preparação do Mamilla: criando condições, fazendo diligências e preparativos para receber os
"novos clientes".
A exemplo desta ideia bastante pioneira, vários outros hotéis de Israel já estão sendo adaptados para atuar como hospitais de média complexidade. Muitos também em outros países como o nosso Brasil: várias cadeias hoteleiras aqui ofereceram ao governo esta possibilidade.
É interessante que em hospitais se fala em hotelaria na parte de conforto ao paciente. E nos hotéis falamos em hospitalidade. Essas palavras se misturam... em ambos somos hóspedes, mas a diferença é o motivo que nos leva para lá. Fiquemos todos bem, em casa!
https://unitedwithisrael.org/how-the-idf-transformed-a-luxury-tel-aviv-beachfront-hotel-into-
a-coronavirus-clinic/
https://www.danhotels.com/AboutDanhotels/History
https://en.wikipedia.org/wiki/Mamilla_Mall
Nenhum comentário:
Postar um comentário