Marcadores

segunda-feira, 1 de junho de 2020

VOCÊ SABIA? - Pnina Tamano-Shata


É PRECISO SABER SONHAR...

“Não importa de onde você vem, se souber sonhar, você pode chegar a qualquer lugar!”

Por Itanira Heineberg



PNINA SHATO פְּנִינָה תְּמַנּוּ־שָׁטָה
Ministra israelense, Pnina Tamano-Shata é a primeira parlamentar nascida na Etiópia. 


Você sabia que “mesmo que o ponto de partida não seja simples, se soubermos sonhar, poderemos chegar a qualquer lugar?"

Assim falou Pnina, a menina que aos 3 anos de idade, "percorrendo descalça uma estrada esburacada", num total de 800 km, deixando para trás grande parte de sua família, chegou a Israel em 1984 graças à operação Moisés que salvou mais de 14 mil judeus etíopes numa jornada via Sudão-Jerusalém.


Operação Moisés

Pnina nasceu em Wuzaba, um vilarejo próximo da cidade de Gondar, na região de Amhara ao norte do país. Sua família imigrou para Israel durante a evacuação dos judeus da Etiópia na famosa operação dirigida pelo Mossad. Ela seguiu com seu pai e cinco irmãos, deixando para trás sua mãe que conseguiu se reunir com eles alguns anos mais tarde. Pnina é neta de Kais Shato-Maharata, um importante líder espiritual da comunidade judaica Beta Israel da Etiópia.



Caminhada da Etiópia até o resort de Arous, no Sudão.

Ela cursou o ensino médio num internato como muitos outros jovens etíopes nos anos 80 e 90 devido à deficiente situação econômica das famílias imigrantes. Também participou de um programa para alunos superdotados. Após dois anos de serviço militar junto às Forças de Defesa de Israel, ela estudou Direito na Ono Academic College e fez estágio em um escritório de advocacia. Pnina trabalhou de 2007 a 2012 para o canal israelense 1 TV News como repórter, entrevistando pessoas sobre temas da atualidade, sendo assim a primeira mulher etíope a desempenhar esta função.


Vejamos um curto vídeo que em poucas palavras e imagens nos mostra o seu trabalho incansável de advocacia em prol dos necessitados, e o trabalho de tikun olam, consertar o mundo, desta jovem cidadã israelense. 





Pnina batalhou muito pelos jovens em risco, fundando um clube para adolescentes de comunidades altamente perigosas e um clube feminino em sua cidade, Petah Tiqva.


Como podemos constatar, sua jornada foi longa desde a primeira infância na Etiópia até o Knesset, Parlamento de Israel, onde fez o juramento como Ministra de  Imigração e Absorção do país neste mês de maio de 2020.

Mensagem de Pnina para jovens e crianças:

 "Espero que todos os meninos e meninas que me veem, seja onde quer que estejam, saibam que mesmo que o ponto de partida não seja simples, se souberem sonhar, podem chegar a qualquer lugar".


Pnina e sua família em Petah Tiqva


FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário