Marcadores

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

EDITORIAL: ELUL - Ani Ledodi ve Dodi Li

Cântico dos Cânticos


Segunda-feira, dia 9 de agosto de 2021, coincide com o primeiro dia de Elul! Chegamos ao último mês de 5781 e é o mês em que na esfera pessoal e comunitária se inicia um período de retrospecção, introspecção e projeção para alinhar o mundo interior ao mundo exterior. 

Ao ler os textos que escrevi em anos anteriores e que podem ser encontrados em nosso blog, e muitos outros encontrados na internet, temos a sensação que estamos repetindo e repetindo fórmulas antigas. Muitos dirão que precisamos adaptar estas formas aos nossos tempos, precisamos reformar, precisamos reconstruir. Outros dirão que o que valeu por anos sempre continua válido... portanto vamos aprender dos antigos porque eles eram mais sábios. E ao ler sem preconceitos os textos das diferentes linhas do judaísmo, percebo que é nesta riqueza de opiniões que está a mensagem importante que levaremos de agora a Rosh Hashaná e Iom Kipur.

ELUL é uma palavra formada pelas primeiras letras de um dos versos do Cântico dos Cânticos - "Eu sou para o meu amado, assim como meu amado é para mim"- "Eu estou para o meu amado, assim como meu amado está para mim". 

Ao ler esta frase na tradução a grande ênfase está na relação entre EU-AMADO e AMADO-MIM. Hoje, preparando a imagem acima vi que a ênfase está na primeira pessoa do singular [EU (א) - PARA (ל) - E (ו) - MIM (ל)]. Cada EU estará se relacionando com o mundo e cada mundo estará se relacionando com aquele EU - e esta atividade que parece tão solitária e egocêntrica deixará de ter esta conotação se for recheada de AMOR.

Este é um mês em que o Shofar toca todos os dias de manhã para alertar a grande oportunidade que temos para nos conectar com o que amamos. Para deixar as portas abertas recebendo o amor que tanto precisamos. Para que nossas vidas possam ser representadas por vias de duas mãos, ou por reações químicas de direção, aquelas que atingem o equilíbrio.

Este também é o mês em que podemos agradecer pelas bençãos e amor recebidos neste ano pouco característico.

Quarta-feira, 11 de agosto de 2021: Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, abre Escritório de Representação no Marrocos.


Sexta-Feira, 13 de agosto de 2021: dia em que este editorial será publicado. Dia muito especial para mim e minha família e um grande motivo para comemorar o AMOR e o Futuro.

Dia muito especial para TODOS que acompanhamos com alegria e curiosidade a assinatura do Acordo de Abraão entre Israel e os Emirados Árabes Unidos. Há um ano todos achamos "legal" (usando a gíria mesmo) - muitos ficaram surpresos e muitos viram uma conclusão positiva de anos de trocas e conversações. Todos estávamos torcendo e aguardando o que o futuro traria. Após um ano, tenho a certeza que este momento abriu muitas portas. Após os EAU, vários outros países árabes mulçumanos e países africanos mulçumanos assinaram acordos de cooperação e acordos de paz, abriram embaixadas e representações estrangeiras, etc., etc... Agora, o mais importante para lembrar em ELUL é a quantidade de turistas que vão e vêm, apesar da pandemia, e o notável intercâmbio de estudantes, professores e cientistas, além das trocas comerciais e de projetos de inovação que estão adquirindo volume muito importante. Pessoas se encontrando, visitando e aprendendo. Sexta-feira, dia 13 de agosto de 2020, um dia a ser lembrado positivamente neste mês de Elul e que deve servir de inspiração para o futuro.

Desejo a todos uma boa semana!

E um mês de Elul como muitas interações EU-TU.


Regina P. Markus


Nenhum comentário:

Postar um comentário