Marcadores

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Editorial - Jornada da Paz 2022 - Mulheres Agem pela Paz

 



Jornada da Paz 2022 - Mulheres Agem pela Paz - Women Wage Peace

Por Rosara Frenk


Todos os anos, desde 2014, durante os meses de setembro/outubro, considerado o mês da paz, o movimento Women Wage Peace realiza sua Jornada da Paz por diferentes locais em Israel. Este ano houve importante conquista com a criação do movimento de mulheres palestinas Mulheres do Sol. Juntas participaram da marcha em busca de um futuro melhor para seus filhos, declamando a Chamada das Mães, escrita em conjunto e assinada pelos dois movimentos em um evento realizado em março deste ano no Mar Morto. 

A abertura da Jornada da Paz 2022 foi em Acre (Akko). Fizemos o caminho de trem, chegando de várias partes do país, e vestidas com nossas cores branco e turquesa, colorimos os vagões em direção ao evento.

Houve várias atividades como plantar, pintar, dançar, atividade lúdica de nos entrelaçar e boa música. No evento estavam presentes mulheres dos dois Movimentos: Mulheres do Sol, palestino, e As Mulheres Agem pela Paz, israelense. Foi lindo!

Continuando a Jornada da Paz 2022 chegamos no dia 21/09/22, dia internacional da Paz em uma aldeia de pescadores no norte de Israel, lugar maravilhoso, Jisr az-Zarqa. Nos encontramos com moradores que ali vivem desde que nasceram, participamos de conversas em pequenos grupos, falamos sobre nossas dores, alegrias e dançamos juntos. 

Também chegamos a بيت جالا Bayt Jala durante a Jornada da Paz 2022. Beit Jala é a cidade vizinha de Belém na Cisjordânia.

Fomos muito bem recebidas na sede do Movimento Mulheres do Sol, palestino, parceiro das Mulheres Agem pela Paz, israelense. Ali também falamos de nossas dores e desejos. 

Nos unimos por meio da Arte, de atividades variadas e principalmente pelos nossos sentimentos. Mães que desejam a paz e um mundo melhor para nossos filhos e as futuras gerações.

Outro local importante foi chegar ao Assentamento Tekoa: um assentamento com colonos religiosos e seculares localizado na Cisjordânia a 20 Km de Hebron. O caminho para lá é muito bonito e a paisagem emociona. 

Grande parte da jornada é escutar, nos conhecer e procurar compreender cada vez mais sobre as diversidades.

Como parte da Jornada nós, נשים עושות שלום - نساء يصنعن السلام  - Women Wage Peace, chegamos à fronteira com Gaza no Kibutz Kerem Shalom. Kerem Shalom situa-se no vértice da tríplice fronteira entre Israel, Egito e Faixa de Gaza.

Visitamos no caminho as demolições que foram trazidas do Sinai quando Israel devolveu os territórios para o Egito, conforme o Acordo de Paz entre os dois países. As comunidades que viviam no Sinai abandonaram suas casas e construíram novas comunidades, do lado da fronteira, dentro do Estado de Israel. 

Vale a pena conhecer a história de perda sofrida pela população pertinente, que reconhece como importância maior a conquista da paz entre Egito e Israel. 

Agora a luta é pela paz com os palestinos no desejo que se estabeleça a segurança na região do entorno.

Somente um acordo político justo para os dois lados trará segurança para as futuras gerações.

Finalizamos a Jornada da Paz 2022 em Jerusalém, no dia em que o Presidente abre as portas de sua casa para receber a população civil em visita à sua Sucá (cabana), durante as Festas das Cabanas, como parte de um dos costumes da festa de receber visitantes. Ali foram programadas muitas atividades para crianças que chegavam com suas famílias. O Presidente e sua esposa saem para abençoar a todos durante o dia. 

Continuaremos na luta solicitando aos governantes que voltem à mesa de discussão para conversarem e assinarem um acordo justo para os dois lados. Este é o único caminho para a segurança de todos na região do Oriente Médio.

Rosara Frenk

Nenhum comentário:

Postar um comentário