Marcadores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

VOCÊ SABIA? - Hollywood

 

Santidade em Hollywood? Será? Mas ... é comum encontrarmos trechos de orações judaicas em filmes, músicas e programas de TV!

Por Itanira Heineberg




Você Sabia que de Gene Wilder a Larry David, encontramos os melhores exemplos de orações judaicas nas manifestações artísticas/culturais de Hollywood?

Apresentaremos a seguir alguns destes inesquecíveis momentos de oração da cultura pop judaica.


1 - O Garoto de Frisco

Oração: Aleinu

Esta comédia de faroeste de 1979 apresenta Gene Wilder como um rabino que garante a ajuda de um fora da lei (Harrison Ford) para ajudá-lo a chegar a São Francisco. Há muitas referências judaicas neste filme, mas no clipe abaixo Wilder, vestido com talit e tefilin e arrastando os pés como se sua vida dependesse disso, recita a oração Aleinu.



   

2 - O Cantor de Jazz

Oração: Kol Nidre

O remake de Neil Diamond de 1980 do clássico de Al Jolson de 1927 conta a história de Yussel Rabinovitch, um cantor de Nova York atraído para a Califórnia pela promessa de uma carreira musical. Depois de se separar de sua esposa e se envolver com uma mulher não judia, ele é rejeitado por seu pai. No final do filme, Yussel retorna a Nova York para cantar a oração Kol Nidre e se reconciliar com seu pai.




3 – Avinu Malkeinu

Oração: Avinu Malkeinu

Durante sua ascensão à fama na década de 1960, Barbra Streisand se recusou a sacrificar sua judiaria por mais oportunidades em Hollywood. Embora tenha lançado quatro álbuns de Natal, Babs também é conhecida por executar sua própria versão da oração do feriado Avinu Malkeinu em uma mistura de hebraico e inglês.




4 – Um Homem Sério

Oração: Serviço da Torá

Este pode ser o mais judeu de todos os filmes dos irmãos Coen. Embora o filme seja focado principalmente nas dificuldades de Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg), um professor de física que vive no subúrbio de Minnesota, a representação mais engraçada da oração judaica é quando o filho de Larry, Danny (Aaron Wolff), fica seriamente chapado antes de seu bar mitzvah e mal consegue terminar a leitura.




 

5 - “Os Anos Incríveis”

Oração: Bênçãos da Torá

Este clássico seriado da ABC narra a infância suburbana de Kevin Arnold (Fred Savage) nos anos 1960. No episódio de 1989 "Birthday Boy", o melhor amigo de Kevin, Paul, é chamado à Torá para seu bar mitzvah, recitando as bênçãos em hebraico e cantando a primeira parte da porção da Torá que relata a violência exercida por Amalek sobre os antigos israelitas após sua partida do Egito.

 



6 - Quem pelo fogo?

Último a aparecer no atrigo, mas meu favorito?

Oração: Unetaneh Tokef

Temas judaicos permeiam a obra do poeta e compositor Leonard Cohen , mas poucos se conectam tão diretamente a uma parte específica da liturgia hebraica quanto “Who By Fire”, que se inspira fortemente na oração do High Holiday Unetaneh Tokef . A oração lista as várias maneiras pelas quais a morte é visitada sobre os impenitentes, e Cohen dá seu toque particular a ela: “E quem em seu deslize solitário, quem por barbitúrico?”




 

Quem quiser conhecer os outros melhores vídeos do gênero pode encontrá-los neste link


FONTES:

https://www.morasha.com.br/arte-e-cultura/os-judeus-que-criaram-hollywood.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/22/cultura/1461314533_666406.html

https://veja.abril.com.br/coluna/em-cartaz/exposicao-no-museu-do-oscar-em-los-angeles-e-acusada-de-antissemitismo#google_vignette

https://africame.factsanddetails.com/article/entry-802.html

https://www.morasha.com.br/arte-e-cultura/hollywood-e-os-judeus.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário