Marcadores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

ACONTECE: ISRAEL 2025 - A AVENTURA DA VIDA


O Estado de Israel, ao longo dos anos, esteve presente para auxiliar em momentos de tragédia como no rompimento da barragem em Brumadinho (Brasil, Fev 2019) e Terremoto (Turquia e Síria, Fev 2023 e Marrocos, Set 2023). Israel mantém unidades civis e militares treinadas para tragédias eventuais que dispõem de equipamentos de localização, corpo médico e uma logística de transporte. Há ações que visam o BEM ESTAR de populações. Nesta semana o Jerusalem Post noticiou a volta de uma delegação israelense humanitária, chefiada pelo Prof. Moris E. Hartstein, cuja missão foi tratar de problemas de visão em diferentes comunidades etíopes. Trataram cerca de 1000 pacientes e recuperaram a visão de centenas.


Equipe Humanitária Israelense - Jan 2025 -
Missão Saúde Ocular na Etiópia: - fonte Jerusalem Post



Hoje, fica o registro que esta missão humanitária acontece ao mesmo tempo que o país está mobilizado para se defender em 7 frentes de batalha e a população tem que se proteger diariamente de ataques vindos de diferentes frentes.
É importante deixar registrado que as missões de paz na Etiópia e em outros países da África acontecem há muitas décadas. É emocionante lembrar do relato de jovens que tiveram suas vidas salvas por estes programas de ajuda internacional. Em 27 de novembro de 2019, Abigail Klein Leichman publicou um texto sobre os 25 anos do Centro para Crianças Cardíacas em Adis Abeba. Este centro é um dos muitos filiados ao SACH (Save a Child’s Heart), localizado no Centro Médico Wolfson em Holon, Israel. Naqueles primeiros 25 anos atendeu cerca de 5.000 crianças de 61 países, sendo 700 etíopes. 

CUIDAR e TRATAR é uma forma de atender a muitos que precisam no AQUI e AGORA.

O FUTURO necessita de criatividade e inovação.

Todos sabemos que água é o que distingue a Terra dos demais corpos celestes. Água é uma fonte de vida e de diversidade. E o que fazer quando a água falta? Emigrar? Transportar; melhorar.

O vídeo abaixo é uma viagem maravilhosa contando como Israel é não só capaz de melhorar a água, mas também transportar a água por todo país. 

                                      ÁGUA

Clique na palavra água e surpreenda-se


O reconhecimento do que Israel faz com água em seu território e nos territórios vizinhos é universal. Dessalinizar a água do mar, aumentar a captação e a distribuição são os pontos top.

A população em Israel ultrapassou 10 milhões de habitantes em 2024, sendo 7,7 milhões de judeus, 2,1 milhões de árabes israelenses e 216.000 residentes estrangeiros. No ano de 2023 foi registrada uma saída de 23.800 israelenses, enquanto 32.800 voltaram do exterior, aumentando o esforço de combater o mote "Do Rio ao Mar". 

Entramos em 2025 com uma estrutura pronta para continuar existindo....

Mas, não podemos esquecer que Israel está lutando uma guerra com 7 frentes. Uma guerra sem fronteiras, porque os israelenses e judeus também são atacados em todo o mundo.
Neste início de 2025 vimos um israelense que estava em 7 de outubro de 2023 no Festival Nova e que foi vítima do massacre infame, que tinha por objetivo torturar e matar, ter sua liberdade ameaçada no Brasil. Yuval Vagdani serviu ao Exército de Defesa de Israel na Faixa de Gaza e estava passando férias no Brasil. Muitos israelenses vêm ao Brasil passar férias idenpendente de terem familiares. As belezas brasileiras, música e esporte são muito apreciadas. No momento Yuval está em Israel, após ter saído do Brasil para a Argentina. 

A queixa-crime foi apresentada ao judiciário brasileiro por uma organização belga - Fundação Hind Rajab, presidida por membros ativos do Hezbolah e Hamas, baseada em postagens pessoais do soldado. Em suma, uma fundação não governamental baseada em país dito "neutro" vasculha material publicado por indivíduos para incriminar Israel. Indivíduo que não é capaz de medir o valor de palavras e imagens e nem leva em consideração a exposição feita em cada post coloca-se numa zona vulnerável. A publicização através de ações judiciais feitas em locais que têm interesse em difamar Israel aceitam as ações. No momento podemos verificar que o país de acolhimento está também sendo representado por uma ação de indíviduo ou grupo que tem atuado fortemente contra Israel, mas o país em si não está envolvido. Ao desvendar a rede, aprendemos um pouco mais como lidar com o mundo do complexo. O mundo em que uma ação não gera apenas uma reação! 

O que fazer? Há uma corrente que gostaria de ver um aumento da divulgação pró-Israel, de forma a inverter esta enorme onde negativa. Será isto possível? Será que os judeus da diáspora e Israel são incapazes de criar um clima positivo? Será que o conciente coletivo antissemita que vem sendo criado há milênios sempre levará vantagem?

Todas as perguntas desaguam em um rio que vai ganhando volume - as mídias sociais digitais. E no último ano vemos um volume muito grande de grupos que querem dirigir estas mídias de forma a evitar que sejam transmitidas informações consideradas indesejadas. Nesta ânsia de controlar, vimos as mídias sociais tipo Facebook e Instagram serem legalmente vigiadas. Outro dia, ao acordar e seguir o serviço de Shacharit com um grupo do Nordeste, fui avisada várias vezes para não postar Boker Tov, porque algumas pessoas tinham seus Instagrans retirados do ar. 

E hoje, dia 8 de janeiro, foi repatriado o corpo de Yussef al-Ziyadne, israelense beduíno feito refém no dia 7 de outubro de 2023. As Forças de Defesa de Israel informaram que o corpo foi localizado em um túnel em Rafah (Gaza). Yussef foi sequestrado junto com três filhos no Kibutz Holit no Neguev. Segundo post da Revista Bras.il, baseada em publicação do The Jerusalem Post, este nome pertencia à lista dos reféns a serem libertados. Ainda aguardamos análise que possa determinar tempo provável em que Yussef al Ziayadne foi morto.



Yussef al Ziadna 



FATO NOVO -  o ano de 2025 traz alguma esperança. Os jornais do mundo todos apresentaram a notícia que este procedimento de censura não deverá mais estar presente no Facebook e Instagram. Devemos poder considerar regras de conduta, mas impedir que um país e um povo se manifestem é a base para que haja a busca da extinção.

✋✋✋✌✌👂👂👍👍👄👄💙💚💛💜💓💔😺😩😳😧😦

Finalizando, com simbolos que todos conhecemos, mas que juntos mostram uma diversidade difícil de interpretar me vem em mente a Parasha da Semana - A última parasha do livro de Bereishit: Vaierri - E Viveu (Gênesis 47:28 - 48:9) 

וַיְחִ֤י יַֽעֲקֹב֙ בְּאֶ֣רֶץ מִצְרַ֔יִם שְׁבַ֥ע עֶשְׂרֵ֖ה שָׁנָ֑ה וַיְהִ֤י יְמֵי־יַֽעֲקֹב֙ שְׁנֵ֣י חַיָּ֔יו שֶׁ֣בַע שָׁנִ֔ים וְאַרְבָּעִ֥ים וּמְאַ֖ת שָׁנָֽה:
E viveu Yakov na terra do Egito 17 anos, e seus anos de vida 147. 

E esta parasha encerra o relato da família de Israel para no livro de Êxodos iniciar o relato da formação do Povo Judeu - Povo de Israel.
Se em muitos pontos dos livros que embasam a fé judaica a diversidade é premiada, é neste capítulo que fica evidente que para formar um povo com perspectivas de longo prazo, devem ser encontrados os elementos mais diversos. Jacob (Israel), em seu leito de morte, abençoa os filhos. Abençoa um a um com dizeres especiais, ressaltando defeitos e qualidades. 
Um momento... ao olhar com cuidado o texto, os primeiros a serem abençoados são os filhos de José, os netos de Yakov: de geração em geração. Depois se dirige a cada um dos filhos, colocando suas qualidades e defeitos de forma explícita. Chamando atenção para os que tiveram más condutas e mau julgamento, para os que lideravam os que seguiam. O Leão e o Carneiro. Um texto a ser lido com cuidado para poder encontrar todas as personalidades e formas de atuar ali descritas. Os sábios comentam que este é um trecho em que fica evidente que um povo é composto de todos os tipos de pessoas e que dos relacionamentos complexos e das rivalidades e ajustes é que é possível seguir como um organismo. No final da leitura é relatada a morte de José e fica uma porta aberta para que este possa ser levado muitos anos depois de sua morte para descansar em Shechen (Sherren).

Lendo este trecho da Torá, e vivendo a cada momento este início de 2025, fico com a esperança que sejamos tão diversos e tão razoáveis a ponto de encontrar a medida certa que permita seguir com olhar positivo. 


  
Regina P. Markus


5 comentários:

  1. Fantástico! Muito bom!… realmente muita
    Informação e opinião juntas!! Parabens Re!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos informes, mas acho que os ótimos feitos de Israel devem ser passados para não judeus, que atualmente recebem muitas informações ruins sobre Israel. O fato do Brasil querer julgar um cidadão israelense, é típico de países que querem esconder as próprias mazelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez criticas ao julgamebto, mas acabou de ter o mesmo comportamento! Você fez uma pesquisa qualificada para saber a opinião doa brasileiros? Repetiu um comportamento que criticou e perdeu credibilidade!

      Excluir
  3. Rê, querida amiga de infância, vc sempre ativa e brilhante. Parabéns por compartilhar estas sua mensagem tão importante para esclarecer àqueles que por má fé, ou por ignorância, continuam pela sua falta de discernimento, tentar nos culpar pelo que não somos e esquecer do que nosso povo fez, faz e continuará a fazer. Sobrevivemos 5784 anos e continuaremos a sobreviver. Am Israel Chai. Bjs diretamente de Israel onde Cathy e eu viemos visitar o Marco e nossos netos. RF

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina querida
    Que pesquisa rica é profunda!! Quantas informações!!
    Muito obrigada querida!!! SHAVUA TOV!!!

    ResponderExcluir