Marcadores

terça-feira, 13 de março de 2018

Yuval Noah Harari e a próxima espécie humana

Yuval Noah Harari é um historiador israelense, nascido em Haifa, mais conhecido como o autor de best-sellers como "Sapiens: uma breve história da humanidade", que foi traduzido para 30 idiomas e fez dele uma celebridade. É também Professor e Oxford. Seus vídeos sobre a história do mundo têm sido visualizados por milhares de pessoas em todo o planeta através do Youtube e ele também está dando um curso online gratuito em inglês chamado A Breve História da Humanidade, acompanhado por mais de 100.000 pessoas. A bagagem deste pesquisador é extensa. Seu campo de pesquisa atual se concentra em questões da macro-história, tais como: Qual a relação entre a História e a Biologia? Qual a diferença fundamental entre Homo sapiens e outros animais? Existe justiça na História? A História tem uma direção? Será que as pessoas se tornaram mais felizes com o passar do tempo?

Selecionamos aqui o vídeo do discurso / palestra de Harari no Fórum Econômico Mundial que aconteceu em Davos no mês passado. Nele, o historiador fala sobre como a Big Data pode revelar tudo sobre um indivíduo - até mesmo informações que não são conhecidas por ele próprio. Os mesmos dados, no entanto, podem ser hackeados causando consequências pessoais e políticas. Veja abaixo a tradução do início da fala de Harari. Em seguida, o vídeo com instruções de como ativar a legenda em português.

"Nós somos, provavelmente, uma das últimas gerações de Homo Sapiens. Dentro de um ou dois séculos, a terra será dominada por entidades que serão mais diferentes de nós do que nós somos diferentes dos neandertais ou dos chimpanzés. Porque nas próximas gerações, nós aprenderemos a engenharia dos corpos e cérebros e mentes, e este será o principal produto da economia do século XXI. Não tecidos, veículos ou armas, mas corpos e cérebros e mentes.

Mas como exatamente os futuros mestres do planeta serão? Isso será decidido pelas pessoas que detém a informação. Quem controlar os dados, controlará o futuro não só da humanidade, mas o futuro da vida em si. Porque, hoje, dados são os mais importantes ativos do mundo. Antigamente, a terra era o ativo mais importante - e se muita terra se concentrasse em poucas mãos, a humanidade se dividia entre aristocratas e e plebeus. Então, na era moderna, nos dois últimos séculos, as máquinas substituíram a terra como o ativo mais importante. E se muitas máquinas se concentrassem em poucas mãos, a humanidade se dividiria entre classes, capitalistas e proletários. Agora, a informação está substituindo as máquinas como o ativo mais importante, e se muita informação se concentrar em poucas mãos, a humanidade vai se dividir não entre classes; vai se dividir entre espécies. Entre diferentes espécies.

Mas por que os dados são tão importantes? São importantes porque chegamos ao ponto em que podemos hackear não apenas computadores, mas sim seres humanos e outros organismos. Hoje, há muita conversa sobre a invasão de computadores, contas de email, contas bancárias, telefones celulares. Mas na verdade, nós estamos ganhando a habilidade de hackear seres humanos. Agora, o que você precisa para hackear um ser humano? Você precisa de duas coisas: muito poder de computação e muitos dados - especialmente dados biométricos. Não são dados sobre o que eu compro ou onde vou, mas dados sobre o que está acontecendo dentro do meu corpo e dentro do meu cérebro.

...

Uma vez que tivermos algoritmos que possam nos conhecer melhor do que nós mesmos nos conhecemos, eles poderiam prever nossos desejos, manipular nossas emoções e até tomar decisões por nós.E se não formos cuidadosos, as consequências podem ser o crescimento de ditaduras digitais. No século XX, a democracia geralmente superou a ditadura porque a democracia era melhor no processamento de dados e na tomada de decisões."

Assista ao vídeo da palestra de Harari abaixo. Para acionar as legendas em português, basta clicar em "detalhes", no canto inferior direito da tela, e selecionar a língua em "legendas".




Nenhum comentário:

Postar um comentário