Marcadores

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CONTRASTES: Povo Judeu @ AM ISRAEL

CONTRASTES: Povo Judeu @ AM ISRAEL

12 de novembro de 2020 - Semana de Contrastes, Conflitos e Reflexões




Esta foi uma semana de muitos contrastes. Foi a semana em que Lord Jonathan Sacks Z'L transferiu o seu enorme legado para a humanidade. E este legado requer continuidade e muita ação. Todos os que trabalharam diretamente com Rabbi Sacks Z'L e todos que com ele conviveram rendem suas homenagens e mostram que este legado não será estático: será ampliado e aperfeiçoado ao longo de muitos futuros, pois seus objetivos eram claros e os caminhos eram múltiplos, permitindo acomodação dos diferentes. A continuidade do Povo Judeu, em um período em que os dispersos pelo globo têm um certo grau de segurança e a continuidade do Estado de Israel, que é a realização de um sonho de quase 2000 anos, eram seus objetivos. Falava com todos e com cada um, presencialmente ou por suas muitas atividades na BITNET - e depois na INTERNET, via diferentes mídias sociais. 

Esta também foi uma semana em que continuaram repercutindo as eleições americanas enquanto aproximavam-se as eleições brasileiras. Neste contexto, todos percebem a polarização que inclui demonização e alinhamento total. Elogios têm que ser evitados quando se conversa sobre o lado oposto, e a tônica é mostrar porque A versus B. Nos últimos anos, acompanhamos esta postura na maioria dos países e este plano de ação chega a ser transferido de forma irresponsável para o enfrentamento do atual combate ao vírus que recebe o nome pomposo de corona - e que vem ceifando vidas por todo o planeta. Há muitos anos a comunidade científica internacional tem conseguido conversar no mundo do conhecimento básico, e tem encontrado dilemas no mundo do desenvolvimento prático - e desta vez não é diferente. Mas, mesmo assim, aos trancos e barrancos, vemos que a razão consegue caminhar. Por quê? Porque durante anos a sociedade científica brasileira criou legislações e entidades de controle não totalmente acopladas a dirigentes de curta permanência. Assim, vimos conflitos de interesses espúrios terem que ser deixados de lado. Teremos várias vacinas que permitirão uma cobertura mais eficiente.

Você que leu até aqui deve estar se perguntando o porquê do título "Povo Judeu @ AM ISRAEL" - Povo Judeu como um componente de AM ISRAEL. Traduzindo: AM (Povo) ISRAEL (o segundo nome do patriarca Jacob). O primeiro nome é usado por todos os idiomas e o segundo é usado em hebraico. Este também é o fruto de um conflito que se mantém por milênios. Ao longo de todos estes anos, a legitimidade do Povo Judeu vem sendo contestada, e hoje não é diferente. Ao longo de milênios a unicidade de Am Israel vem sendo reafirmada apesar das grandes ondas de difamação e demonização que ocorreram ao longo da história. Se de um lado o povo judeu refere-se aos descendentes de um dos filhos de Jacob, Yehudá (Judá), por outro lado Am Israel refere-se aos descendentes de todos os filhos que formaram as tribos (10 em nome dos filhos e 2 em nome dos filhos de José). Se por um lado, o povo judeu foi sendo referenciado por características físicas e de personalidade, por outro AM ISRAEL é composto por pessoas de muitas etnias e que por milênios mantiveram uma cultura baseada na corrente entre as gerações. A base de longevidade que pode ser comprovada não apenas pela arqueologia, mas por costumes semelhantes de americanos, europeus ou etíopes é contraste, conflito e reflexões. O fato de ser diferente e de ter opiniões diferentes gera um debate intenso que vai sendo registrado de diferentes formas. Os mais antigos foram registrados como o Talmude - tratados que debatem a lei rabínica, Mishná sobre diferentes pontos de vista. Este aprendizado contínuo baseado no contraste de idéias e de padrões de ação é amplamente conhecido, e o Príncipe Charles da Inglaterra, ao saudar o Rabino Jonathan Sacks Z'L quando este assumiu a posição de Rabino Chefe do Reino Unido, jocosamente se referiu à sua capacidade de lidar com opiniões convergentes e divergentes porque: quando 10 judeus se encontram é comum ter que avaliar 11 opiniões. 

É neste mundo da diversidade que esta semana o Fórum Econômico Mundial anunciou os países que mais mais investem em ciência e tecnologia. Israel foi apontado como o número 1! E deve-se ressaltar que além da geração de riqueza, também existe um importante investimento na área social, na inclusão pessoal ou das populações vivendo em condições limítrofes.


Fonte

Fechando a semana com uma notícia que mostra que o futuro mostra importantes luzes de PAZ, esta noite os controladores de Vôo da Arábia Saudita permitiram que um avião israelense de carreira que estava transportando passageiros desviasse de sua rota sobre o Mar Vermelho. A tormenta que acontecia naquela área não poderia ser enfrentada, e a rota sobre MECA estava limpa. Salvando vidas, encurtando tempo e mostrando boa vontade. É desta forma que Israel e Ismael estão cruzando os céus do século XXI.



BOA SEMANA!

Regina P. Markus


Nenhum comentário:

Postar um comentário