Rabbi Jonathan Henri Sacks Z'L (1948 – 2020).
Foi Rabino-Chefe das Comunidades Ortodoxas Reino Unido (1991-2013) e membro da Câmara dos Lordes. Filósofo e Rabino, foi um autor e um mestre que há décadas fez da INTERNET uma de suas salas de aula e locais de conferência. Um mestre generoso que ensinou aos que estavam perto e aos que estavam longe. Tendo conhecimento e profundidade em conhecimentos judaicos, greco-romanos e da era moderna, era capaz navegar entre mundos e linhas de pensamento.
Estudar e iluminar com conhecimento foi a sua tônica, e esta permanecerá vibrando em harmonia com diferentes formas de pensamento, pois era a capacidade de enxergar que a diversidade é feita pelos diferentes e não por um igualar via um denominador comum que fez com que seus ensinamentos fossem apreciados e pudessem ecoar a união dos diferentes.
Este contexto foi sentido no mundo das várias correntes do judaísmo, das diferentes religiões, de diferentes linhas políticas e também nos mundos da filosofia e da ciência.
Zirchonó le Brachá – Baruch Dayan Haemet (BDH).
"Chokhmah is the truth we discover; Torah is the truth we inherit. Chokhmah is the universal language of humankind; Torah is the specific heritage of Israel. Chokhmah is what we attain by being in the image of God; Torah is what guides Jews as the people of God. Chokhmah is acquired by seeing and reasoning; Torah is received by listening and responding. Chokhmah tells us what is; Torah tells us what ought to be."[41]
Jonathan Sacks, Future Tense (London: Hodder and Stoughton, 2009), p.221
Nenhum comentário:
Postar um comentário