Marcadores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Iachad (juntos - יחד) - por André Naves: Coragem

 


Coragem

          Quais suas superstições de Ano Novo?

          Todo mundo tem... desde as mais corriqueiras, como se vestir de branco, amarelo ou outras cores, comer romãs, tâmaras e lentilhas, até algumas mais sofisticadas e charmosas...

          Esses dias, num desses programas da tarde, eu tava me divertindo com um sensitivo que dava todas as orientações para o ano que vem nascendo. Era tanta coisa que a gente precisa comer, e colocar as sementes na carteira, que a gente vai precisar usar uma pochete! E as cores, então? E vocês sabiam que dá pra “pular ondas” no chuveiro ou na bacia?

          Quem não tem praia tem bacia!

          Pelo sim, pelo não, minha casa está toda decorada com flores amarelas, e comi uvas, tâmaras, damascos e lentilhas!

          Mas eu tenho uma superstição super séria. Essa eu cumpro à risca! Todo fim de ano, entre o final de dezembro até o começo de janeiro, eu adoro tomar chuva. Não vale qualquer garoinha... Tem de ser daquelas que o céu preteja, como dizem lá em Jacareí!

          Meu pai, de memória extremamente abençoada, que me ensinou. Tenho a desconfiança de que era um jeito das crianças aprenderem brincando a ter coragem...

          O céu ia ganhando aqueles tons de chumbo e a roncar alto, e a gente, eu e meus irmãos, já se ouriçava. Minha mãe se preocupava, como sempre, mas sabia que não tinha muito jeito. No fim, ela entrava na dança.

          E a chuva caia, então! Era água, vento, refresco, bagunça! A chuva, depois ele explicava, tirava nossas impurezas, tudinho de que a gente não precisa, limpa o corpo e a alma! Quando o Altíssimo mandou Abraão ir, ele foi! Era exatamente isso...

          Buscar o melhor de si mesmo! Atravessar seus próprios desertos! Remar até a terceira margem do rio “eu”, já escrevia o Guimarães Rosa!

          Coragem para ir, para fazer, para buscar! Limpos, purificados, despidos das ruindades do ano que vai terminando...

          E Abraão ganhou Isaque, aquele riso da realização... Essa brincadeira da chuva sempre terminava em riso!

          Da Coragem nasce o Sorriso!

          Esses dias eu fui almoçar na minha sogra. Na volta, vínhamos minha esposa e eu pela rua quando desabou o mundo! Dentro do guarda-chuva molhava quase tanto quanto fora. Foi quando ouvi a voz...

          Vai, acho que o ouvi desde aquela eternidade oriental. E eu fui... Saí do abrigo e fui caminhando por aquele dilúvio. Quando cheguei no meu prédio, eu tava igual um pinto molhado, diriam. Olhei pro pessoal e falei: “É... Terra da garoa, né?”. Risada geral...

          Coragem e Riso!

          O ano tá brotando! Que nesses tempos a gente tenha coragem para fazer, para construir, para trabalhar, para desenvolver e multiplicar nossos melhores talentos!

          Acima de tudo, entretanto, vamos ter a Coragem de Sorrir!

André Naves

Defensor Público e Escritor.

www.andrenaves.com 

Instagram: @andrenaves.def


ACONTECE: ISRAEL 2025 - A AVENTURA DA VIDA


O Estado de Israel, ao longo dos anos, esteve presente para auxiliar em momentos de tragédia como no rompimento da barragem em Brumadinho (Brasil, Fev 2019) e Terremoto (Turquia e Síria, Fev 2023 e Marrocos, Set 2023). Israel mantém unidades civis e militares treinadas para tragédias eventuais que dispõem de equipamentos de localização, corpo médico e uma logística de transporte. Há ações que visam o BEM ESTAR de populações. Nesta semana o Jerusalem Post noticiou a volta de uma delegação israelense humanitária, chefiada pelo Prof. Moris E. Hartstein, cuja missão foi tratar de problemas de visão em diferentes comunidades etíopes. Trataram cerca de 1000 pacientes e recuperaram a visão de centenas.


Equipe Humanitária Israelense - Jan 2025 -
Missão Saúde Ocular na Etiópia: - fonte Jerusalem Post



Hoje, fica o registro que esta missão humanitária acontece ao mesmo tempo que o país está mobilizado para se defender em 7 frentes de batalha e a população tem que se proteger diariamente de ataques vindos de diferentes frentes.
É importante deixar registrado que as missões de paz na Etiópia e em outros países da África acontecem há muitas décadas. É emocionante lembrar do relato de jovens que tiveram suas vidas salvas por estes programas de ajuda internacional. Em 27 de novembro de 2019, Abigail Klein Leichman publicou um texto sobre os 25 anos do Centro para Crianças Cardíacas em Adis Abeba. Este centro é um dos muitos filiados ao SACH (Save a Child’s Heart), localizado no Centro Médico Wolfson em Holon, Israel. Naqueles primeiros 25 anos atendeu cerca de 5.000 crianças de 61 países, sendo 700 etíopes. 

CUIDAR e TRATAR é uma forma de atender a muitos que precisam no AQUI e AGORA.

O FUTURO necessita de criatividade e inovação.

Todos sabemos que água é o que distingue a Terra dos demais corpos celestes. Água é uma fonte de vida e de diversidade. E o que fazer quando a água falta? Emigrar? Transportar; melhorar.

O vídeo abaixo é uma viagem maravilhosa contando como Israel é não só capaz de melhorar a água, mas também transportar a água por todo país. 

                                      ÁGUA

Clique na palavra água e surpreenda-se


O reconhecimento do que Israel faz com água em seu território e nos territórios vizinhos é universal. Dessalinizar a água do mar, aumentar a captação e a distribuição são os pontos top.

A população em Israel ultrapassou 10 milhões de habitantes em 2024, sendo 7,7 milhões de judeus, 2,1 milhões de árabes israelenses e 216.000 residentes estrangeiros. No ano de 2023 foi registrada uma saída de 23.800 israelenses, enquanto 32.800 voltaram do exterior, aumentando o esforço de combater o mote "Do Rio ao Mar". 

Entramos em 2025 com uma estrutura pronta para continuar existindo....

Mas, não podemos esquecer que Israel está lutando uma guerra com 7 frentes. Uma guerra sem fronteiras, porque os israelenses e judeus também são atacados em todo o mundo.
Neste início de 2025 vimos um israelense que estava em 7 de outubro de 2023 no Festival Nova e que foi vítima do massacre infame, que tinha por objetivo torturar e matar, ter sua liberdade ameaçada no Brasil. Yuval Vagdani serviu ao Exército de Defesa de Israel na Faixa de Gaza e estava passando férias no Brasil. Muitos israelenses vêm ao Brasil passar férias idenpendente de terem familiares. As belezas brasileiras, música e esporte são muito apreciadas. No momento Yuval está em Israel, após ter saído do Brasil para a Argentina. 

A queixa-crime foi apresentada ao judiciário brasileiro por uma organização belga - Fundação Hind Rajab, presidida por membros ativos do Hezbolah e Hamas, baseada em postagens pessoais do soldado. Em suma, uma fundação não governamental baseada em país dito "neutro" vasculha material publicado por indivíduos para incriminar Israel. Indivíduo que não é capaz de medir o valor de palavras e imagens e nem leva em consideração a exposição feita em cada post coloca-se numa zona vulnerável. A publicização através de ações judiciais feitas em locais que têm interesse em difamar Israel aceitam as ações. No momento podemos verificar que o país de acolhimento está também sendo representado por uma ação de indíviduo ou grupo que tem atuado fortemente contra Israel, mas o país em si não está envolvido. Ao desvendar a rede, aprendemos um pouco mais como lidar com o mundo do complexo. O mundo em que uma ação não gera apenas uma reação! 

O que fazer? Há uma corrente que gostaria de ver um aumento da divulgação pró-Israel, de forma a inverter esta enorme onde negativa. Será isto possível? Será que os judeus da diáspora e Israel são incapazes de criar um clima positivo? Será que o conciente coletivo antissemita que vem sendo criado há milênios sempre levará vantagem?

Todas as perguntas desaguam em um rio que vai ganhando volume - as mídias sociais digitais. E no último ano vemos um volume muito grande de grupos que querem dirigir estas mídias de forma a evitar que sejam transmitidas informações consideradas indesejadas. Nesta ânsia de controlar, vimos as mídias sociais tipo Facebook e Instagram serem legalmente vigiadas. Outro dia, ao acordar e seguir o serviço de Shacharit com um grupo do Nordeste, fui avisada várias vezes para não postar Boker Tov, porque algumas pessoas tinham seus Instagrans retirados do ar. 

E hoje, dia 8 de janeiro, foi repatriado o corpo de Yussef al-Ziyadne, israelense beduíno feito refém no dia 7 de outubro de 2023. As Forças de Defesa de Israel informaram que o corpo foi localizado em um túnel em Rafah (Gaza). Yussef foi sequestrado junto com três filhos no Kibutz Holit no Neguev. Segundo post da Revista Bras.il, baseada em publicação do The Jerusalem Post, este nome pertencia à lista dos reféns a serem libertados. Ainda aguardamos análise que possa determinar tempo provável em que Yussef al Ziayadne foi morto.



Yussef al Ziadna 



FATO NOVO -  o ano de 2025 traz alguma esperança. Os jornais do mundo todos apresentaram a notícia que este procedimento de censura não deverá mais estar presente no Facebook e Instagram. Devemos poder considerar regras de conduta, mas impedir que um país e um povo se manifestem é a base para que haja a busca da extinção.

✋✋✋✌✌👂👂👍👍👄👄💙💚💛💜💓💔😺😩😳😧😦

Finalizando, com simbolos que todos conhecemos, mas que juntos mostram uma diversidade difícil de interpretar me vem em mente a Parasha da Semana - A última parasha do livro de Bereishit: Vaierri - E Viveu (Gênesis 47:28 - 48:9) 

וַיְחִ֤י יַֽעֲקֹב֙ בְּאֶ֣רֶץ מִצְרַ֔יִם שְׁבַ֥ע עֶשְׂרֵ֖ה שָׁנָ֑ה וַיְהִ֤י יְמֵי־יַֽעֲקֹב֙ שְׁנֵ֣י חַיָּ֔יו שֶׁ֣בַע שָׁנִ֔ים וְאַרְבָּעִ֥ים וּמְאַ֖ת שָׁנָֽה:
E viveu Yakov na terra do Egito 17 anos, e seus anos de vida 147. 

E esta parasha encerra o relato da família de Israel para no livro de Êxodos iniciar o relato da formação do Povo Judeu - Povo de Israel.
Se em muitos pontos dos livros que embasam a fé judaica a diversidade é premiada, é neste capítulo que fica evidente que para formar um povo com perspectivas de longo prazo, devem ser encontrados os elementos mais diversos. Jacob (Israel), em seu leito de morte, abençoa os filhos. Abençoa um a um com dizeres especiais, ressaltando defeitos e qualidades. 
Um momento... ao olhar com cuidado o texto, os primeiros a serem abençoados são os filhos de José, os netos de Yakov: de geração em geração. Depois se dirige a cada um dos filhos, colocando suas qualidades e defeitos de forma explícita. Chamando atenção para os que tiveram más condutas e mau julgamento, para os que lideravam os que seguiam. O Leão e o Carneiro. Um texto a ser lido com cuidado para poder encontrar todas as personalidades e formas de atuar ali descritas. Os sábios comentam que este é um trecho em que fica evidente que um povo é composto de todos os tipos de pessoas e que dos relacionamentos complexos e das rivalidades e ajustes é que é possível seguir como um organismo. No final da leitura é relatada a morte de José e fica uma porta aberta para que este possa ser levado muitos anos depois de sua morte para descansar em Shechen (Sherren).

Lendo este trecho da Torá, e vivendo a cada momento este início de 2025, fico com a esperança que sejamos tão diversos e tão razoáveis a ponto de encontrar a medida certa que permita seguir com olhar positivo. 


  
Regina P. Markus


quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

ACONTECE: Há que se preparar um futuro melhor…





Por Juliana Rehfeld

Esta tem sido uma semana bastante militar mas também permeada de possibilidades de acordos que eventualmente podem levar ao recebimento de reféns de Gaza. Não é mera coincidência que os ataques “preventivos” de Israel ao Irã, ao Líbano, à Síria e agora ao Iêmen tenham trazido, por parte do Hamas, uma postura mais propensa a dialogar sobre cessar fogo, reconstrução e trocas…

O reconhecimento internacional do sucesso destas ações militares é enorme, e de novo digo, o país surpreendeu porque todos sabem o preço que vêm pagando neste ano pós 7 de outubro, em termos de recursos humanos, sem contar o sentimento de derrota devido a toda a situação dos reféns. O país está abatido psicologicamente, e não é para menos…

Evidentemente Israel passou a ouvir mais críticas e mais sonoras acusações de infringir leis internacionais após a breve trégua no período em que Ucrânia, Rússia e OTAN ocuparam as manchetes. A crítica mais severa, da qual o governo de Netanyahu não conseguirá se esquivar, é uma questão interna; o anúncio da crescente ocupação da Cisjordânia e sua anexação. A ocupação do Hermon agora ordenada diretamente pelo primeiro-ministro ao exército é considerada de preparação para defesa e está prevista para um ano… mas quanto tempo de fato levará? A história não tem bons exemplos…

A imprensa também se ocupou com os números trágicos de Gaza e isso manteve a animosidade em relação a Israel num patamar péssimo. Nesta segunda o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, divulgou o número terrível de 45.000 palestinos mortos e este número rodou o mundo. Este foi o “fato” divulgado globalmente… ”que horror esta guerra”, diz o leitor distraído …. “Que injusta esta guerra”, diz a leitora que empatiza com os mais oprimidos... “mais de 70% dos mortos em Gaza são mulheres e crianças”, ressalta o veículo escavando nos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados- ACNUR.

Mas novamente cabe perguntar com que fontes e fatos esta imprensa trabalha? Foi divulgado um estudo do “think tank” Henry Jackson Society que analisou, entre fevereiro e maio de 2024, quase 1400 artigos publicados em grandes veículos europeus e americanos - e concluiu que pouco se cuidou para obter dados isentos; eles discutiram a credibilidade de Israel como fonte, mas praticamente aceitaram todos os números do Ministério de Saúde de Gaza - que pertence ao Hamas - e que 98% das pessoas se informam pelo ministério.O estudo afirma que os números foram inflados, há evidências de duplicação ou até triplicação devido ao fato de que o Hamas se esconde atrás de edificações de uso público como hospitais e escolas, a tendência é aumentar as mortes civis mesmo anunciando previamente ataques como faz, surpreendentemente, o exército israelense… e ainda, em caso de descoberta de acusação incorreta, como por exemplo a do Hospital que foi atingido pela Jihad e não por Israel, não se corrigem números… não se faz distinção entre terroristas, membros do Hamas, e civis, incluem-se mortos em hospitais que já estavam internados e faleceram pós atendimento…. e por aí vai. 

A ACNUR também usou estes dados, sem discriminação, e o peso da ONU é ainda maior no que tange a credibilidade… será que está certo isso?

Mesmo com todos esses erros, houve, e está havendo, mortes demais… e pouco importa que muitos, talvez a maioria tenha direta ou indiretamente, atacado Israel e israelenses, muitos tenham trabalhado em Israel e depois o atacaram, tenham sido presos e soltos, tenham sido tratados em hospital israelense mas mesmo assim tenham jurado matar todos os judeus, tenham educado seus filhos e netos a odiar um inimigo que na verdade foi herdado sem nem ter sido conhecido… houve mortes demasiadas e desnecessárias, houve um aprofundamento da separação entre duas sociedades que, antes de 7 de outubro, estavam em várias ações se aproximando, tentando conviver em paz, e muito pelas mãos e corações e mentes dos habitantes ativistas do Sul de Israel, muitos dos quais foram brutalmente assassinados … 

A realidade que gostaríamos de esquecer invade a memória que precisamos manter… precisamos manter para não deixar repetir-se. Que encruzilhada… os reféns, vivos ou mortos, estarão voltando em breve, ao que as atuais negociações indicam, mas para suas famílias o tempo parou de passar normalmente. Para a sociedade, para os vizinhos, como e por onde começar a reconstruir? 

O governo ainda está destruindo em volta antes de deixar pensar-se na reconstrução…

Só podemos acompanhar o que acontece pelas fontes de informação - mas busquem, criticamente, as fontes mais isentas e as indiquem para seus seguidores!

Shabat Shalom! 

Até 09 de janeiro de 2025!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

VOCÊ SABIA? - Hannuká

 

Velas, jogos, diversões, músicas, comidas deliciosas

Por Itanira Heineberg




Você Sabia que há muitas diferentes, interessantes, e divertidas maneiras de celebrar o milagre de Hanukkah, uma festa judaica conhecida também como Festival das Luzes?

Há famílias judias espalhadas pelo mundo inteiro e por isso nos deparamos com uma grande variedade de costumes, atividades e jogos praticados nos dias de Hanukkah, as tradições universais do festival.



Tanto no hemisfério norte como no sul, os judeus celebrarão o festival de 8 dias acendendo uma hanukkiá, candelabro com 9 braços, degustando alimentos fritos e recontando a história vitoriosa do pequeno exército judeu dos Macabeus e a restauração do Templo em Jerusalém. Após a reconquista e purificação do Templo, devia-se acender a luz eterna mas não foi encontrado suficiente óleo. Havia apenas um jarrinho de azeite puro no santuário com o selo intacto do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) para que as luzes do candelabro fossem acesas, e isso duraria apenas um dia, mas milagrosamente durou oito dias, tempo suficiente para que um novo azeite puro fosse produzido e levado ao templo para o seu devido fim conforme manda a Torá (Ex 27:20-21).

Estava aí o milagre de Hanukkah, comemorado pelos judeus em todos os cantos do mundo onde estiveram e onde ainda estão. E aqui seguem algumas variações de como festejar o milagre!


“No México, as famílias costumam quebrar uma piñata em formato de sevivon (piorra abaixo) para pegar as moedas de chocolate e outros brindes.




Em Israel, algumas famílias têm caixas de vidro especiais para a hanukkiá, candelabro para 9 velas, que se parecem um pouco com aquários e as colocam do lado de fora de casa, para que todos possam apreciar as velas acesas enquanto passeiam pela cidade.




A maioria dos judeus asquenazes coloca uma hanukkiá na janela para divulgar o milagre de Hanukkah.





No Marrocos, Argélia e outras comunidades do norte da África, é costume pendurar a hanukkiá em um gancho na porta, ao lado da mezuzá, símbolo religioso judaico, um lembrete diário da fé e identidade judaica. Colocar o candelabro perto da mezuzá foi pensado para aumentar a proteção já oferecida pela mezuzá. Se você olhar para as hanukkiás feitas no norte da África, notará que muitas têm um anel no topo, bem como um suporte de metal plano, para que a mesma possa ser pendurada com segurança.




Judeus na Romênia, assim como na Áustria e outras comunidades da Europa Central, raspavam batatas, enchendo cada espaço com óleo e um pavio para servir como candeeiro. Em vez de colocar todas de uma vez, a cada dia eles adicionavam outra batata.

 

Antes da imigração em massa e do estabelecimento do Estado de Israel no século XX, os judeus viveram em Jerusalém por séculos e seguiram a regra de que as luzes da hanukkiá precisavam ser colocadas do lado de fora da casa para que todos pudessem ver. Este decreto tem origem no Talmud (Shabat 21b):



Não há Melachot no período de Hanukkiá - É uma prática de longa data entre as comunidades judaicas do Norte da África e do Oriente Médio, bem como entre os judeus Haredi Ashkenazi, que, enquanto a menorá estiver acesa, as mulheres se abstêm de fazer melachot, os tipos de trabalho que são proibidos no Shabat e feriados. Embora Hanukkah não seja um feriado que exija que os judeus se abstenham de trabalhar, esse costume pode ser rastreado até as leis codificadas pelos líderes Ashkenazi e Sefardita que governaram, antes da eletricidade, que a luz da hanukkiá não deveria ser usada para nada além de aproveitar o feriado.




No último dia de Hanukkah, os judeus marroquinos juntam todos os pavios usados em suas hanukkiás a óleo e fazem uma grande fogueira para celebrar o final da festa.

E em todo lugar os judeus comem alimentos fritos em óleo, lembrando o milagre do óleo santo, embora não necessariamente os mesmos: os judeus indianos comem bolinhos de leite fritos mergulhados em calda de caramelo, enquanto os judeus cubanos fritam bananas-da-terra.”

 

O Povo Judeu, o Povo do Livro, é também o povo que valoriza sua história, suas vitórias e comemora a Vida. Com um passado dolorido de perseguições, perdas, sofrimentos e muitas decepções, o judeu reconhece a vida como talvez o maior valor humano. Muitas vezes derrotado, séculos e séculos de martírios e tormentos, obedece a Torah e seus mandamentos e levanta-se sempre após cada derrocada.

E como não poderia ser diferente, independente do lugar onde estivesse, celebrou, incessantemente, com alegria, criatividade e muito carinho a festa do milagre de Hanukkah, conforme o texto acima.




FONTES:

https://www.myjewishlearning.com/article/8-hanukkah-traditions-from-around-the-world/?utm_source=MJL_Iterable&utm_campaign=MJL&utm_medium=email

https://www.myjewishlearning.com/category/study/jewish-history/jews-around-the-globe/



Iachad (juntos - יחד) - por André Naves: Crônica de fim de ano

 



Crônica de Fim de Ano

Eu adoro crônicas. Na verdade, acredito que elas sejam dos estilos literários mais populares que há. É que elas, além de trazerem lirismo às páginas jornalísticas, circulam livremente pelas correntes de e-mail e de whatsapp (de que toda gente reclama, mas que todo mundo lê) durante gerações!

Foi com elas que aprendi a Gostar de Ler (como muitos da minha leva). Foi nas palavras de gigantes como Rubem Braga, Carlos Drummond, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nelson Rodrigues, Rachel de Queiroz, entre outros, que meu coração foi tocado e a liberdade de escrita foi sendo desenvolvida.

Becky Korich e tantos outros magos das letras, ainda que sem saber, continuam incentivando meus mergulhos no diáfano poético do corriqueiro cotidiano. Nessas meditações diárias aprendi a enxergar o extraordinário no ordinário: ENXERGAR!

Perceber com o coração!

Hoje pela manhã, a coluna do Bruno Carazza no Valor Econômico me lembrou de uma dessas preciosidades que decoram o cotidiano em meio a tanta lama e dejetos. Era Rubem Braga e seu desejo, que suspeito também seja de todo escritor, de contar uma história maravilhosa.

“Eu queria contar uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse: ‘ai meu Deus, que história mais engraçada!’”.

O gozo da leitora (“como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente e vivo”) seria tão grande que a história maravilhosa, vestida com as roupas da coloquialidade, transitaria num boca-a-boca (real ou virtual) igual rastilho de pólvora... No fim, também consolaria diferentes pessoas. Todos enfrentam seus leões sempre... Um alívio de vez em quando cai bem...

O casal em crise, as prostitutas detidas na delegacia, enfermos em hospitais, familiares enlutados, solitários, miseráveis, esfarrapados, milionários... Todos largariam suas taças amargas para se divertir com um causo gracioso, irresistível e colorido.

E a gostosura das palavras ganharia o mundo sem lenço nem documento, a ponto de as pessoas jamais conhecerem o escritor (aliás, isso importa?). E ela seria contada e recontada por avós, netos, amigos, inimigos, todos... Independentemente da língua, da raça, da cultura, “a história maravilhosa manteria seu encanto, sua frescura e sua pureza.”

Imitando Rubem Braga e tantos preciosos cronistas, eu também, igual um Indiana Jones, continuo buscando minha Arca Sagrada... Quero escrever minha história maravilhosa. Vou continuar ao além. Persistir disciplinadamente, nessa jornada.

Na minha história, eu gostaria de destacar a importância da ALTERIDADE. Sabe a sensibilidade essencial, que nos dá corações humanos para perceber com a alma cada pessoa, única em sua individualidade, e saber que só coletivamente conseguimos unir pontos fortes e limitações no sentido de uma conquista comum?

Esse trabalho para expandir as melhores características de cada pessoa é lutar por autonomia e emancipação. Assim, cada um, autônomo e emancipado, é capaz de se desenvolver da melhor maneira possível, segundo seus próprios desejos.

Um fruto que amadurece no seu tempo...

Mas isso, a possibilidade de que os indivíduos deem as mãos em coletividades e trabalhem eficientemente por seus objetivos comuns, só é concretizada se os Direitos Humanos ganharem vida, alma e substância.

E o que são os Direitos Humanos?

Essa é a poesia da vida!

São os que brotam, como frutos suculentos, daqueles cinco ramos fundamentais e verdejantes da nossa Democracia: Vida (não é a simples sobrevivência, mas sim a possibilidade efetiva de desenvolvimento da personalidade); Liberdade (“quem quiser ser livre para plantar o que quiser tem o dever de assumir a responsabilidade pela colheita”); Igualdade (equivalência de condições basilares mínimas para o desenvolvimento individual); Propriedade (tudo o que é próprio do indivíduo); Segurança (condições estáveis e sólidas para o desenvolvimento pessoal).

Abramos os olhos, porém! Não devemos esperar dos governos essas iniciativas. Devemos, nós mesmos, trabalhar dia a dia, em nossas atitudes e práticas, para desenvolver as individualidades de todos...

ALTERIDADE!

E a minha história maravilhosa só seria completa se encerrada com o célebre ensinamento do sábio Hillel: “Se eu não for por mim, quem irá? Mas se eu for só por mim, que serei eu? E se não for agora, quando?”

Ótimas Festas!

André Naves

Defensor Público Federal formado em Direito pela USP. Especialista em Direitos Humanos e Sociais, Inclusão Social e Mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista Político pela Hillsdale College. Doutor em Economia pela Princeton University. Comendador Cultural. Escritor e Professor.

www.andrenaves.com 

Instagram: @andrenaves.def

 

 


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

ACONTECE: Israel - a surpresa nossa de cada dia

Israel - a surpresa nossa de cada dia

Vale do Hule - Norte de Israel - A rota de migração de aves da Sibéria ao Saara.
As aves pousam no Vale do Hule. Após mais de 1 ano fechado devido aos ataques a partir do Líbano, o Parque foi reaberto aos visitantes! A GRANDE AVENTURA DA VIDA está de volta!


Os primeiros dias de dezembro de 2024 têm revelado uma surpresa a cada dia. A rápida queda da "dinastia Al Assaf" da Síria, acompanhada no dia a dia, era algo difícil de entender. No dia 10 de dezembro o líder do "Governo da Salvação Síria" Mohamed al-Bashir comunicou que será o primeiro-ministro em exercício até 1o de março de 2025. Ele comandava a provícia norte de Idlib. A nomeação conta com apoio dos vários grupos que alteraram em poucos dias a imagem da Síria. Como fica Israel? Entre no Blog para conhecer alguns dos fatos que permitiram uma ação tão rápida e também o que a abertura das prisões revelaram. 

RATUFIM! Os REFÉNS - negociações em andamento... corações sangrando, mas firmes para enfrentar os próximos meses. E com tudo isso, ainda temos que lembrar dos andares sem qualquer propósito de líderes e grupos que ainda não compreenderam que Am Israel Chai.

ISRAEL Um fato marcante foi a visita do Presidente do Paraguai Santiago Peña para a reabertura da Embaixada do Paraguai em Jerusalém. 

Hoje à noite, em Brasília, o Senador Carlos Viana (MG) recebe da Confederação da Câmara de Comércio Brasil-Israel uma homenagem pelas muitas atividades pró-Israel. Estamos disponibilizando um livro publicado e apresentando em sessão solene do Grupo Parlamentar da Amizade Brasil-Israel. Imperdível!

_________________________________________________________________

SÍRIA - a impressionante tomada do poder 

O território da Síria atual é mencionado desde a antiguidade e foi habitado por cananeus (fenícios), arameus, hebreus, sumérios e ocupado por egípcios, persas, gregos e bizantinos. Os fenícios, como os gregos chamavam os cananeus, habitavam o litoral, eram exímios navegadores e comerciantes e mais recentemente, seu território ganha relevância para a saída do gás proveniente dos países árabes para o Mar Mediterrâneo. Mohamed al-Bashir é da província de Idlib. Formado engenheiro (Universidade de Aleppo), trabalhou na Companhia Nacional Síria de gás e chegou a ocupar o cargo de Ministro do Desenvolvimento da Síria. Teve também uma formação em direito civil e islâmico na Faculdade de Idlib. Em 2017, torna-se líder do Governo da Salvação de Idlib e esta região deixa de fornecer serviços ao governo central em Damasco. A transferência de poder foi oficial, estando presentes os líderes da oposição, incluindo Abu Mohamed al-Jolani, chefe da HTS (Hayat Tahrir al-Sham, Organização pela Libertação do Levante) e o primeiro ministro do governo Assaf, Mohamed al Jalali. Al-Jolani é o pseudônimo de Ahmad al-Sharaa, até o momento declarado como terrorista nos Estados Unidos, e que fez uma importante declaração visando relações positivas com Israel, alterando seu visual e declarando que novos tempos estão por vir.





Entre os muitos grupos liderados pelo HTS e que foram rivais por muitos anos está um conjunto de homens armados pela Turquia, conhecidos como Exército de Libertação da Síria. Apesar dos laços históricos, desta vez a Turquia estava mantendo distância. Estou curiosa para ver o quanto esta posição pode mudar nos próximos dias. Os curdos, um povo não árabe do oriente médio que tem enfrentado muitas agressões desde a antiquidade recebe apoio do Estado de Israel. As Forças Democráticas Sírias (FDS), um outro grupo que compõe a coalizão, é liderada pelos curdos. A atuação da FDS foi impedir a expansão da luta a oeste do rio Eufrates e atuar na região de Manbech, ao norte de Aleppo (11/dez/24). As revelações do estado em que estavam os prisioneiros na Síria e o sistema de tortura vai além da nossa capacidade de captar. São filmes de terror e hoje, a Sky News no noticiário apresentado por Yalda Hakim e Richard Engel descreve detalhes

Poderia continuar juntando os muitos grupos menores que estão acompanhando o atual Primeiro Ministro da Síria Mohamed al Bashir, mas quero chamar rapidamente a atenção para as relações com Israel. Israel nestes dias criou uma barreira de proteção nas Colinas de Golan, barreira que visou impedir que forças envolvidas nas lutas na Síria entrassem em Israel, ou nas comunidades árabes daquela região. Há vários vídeos mostrando que Israel destruiu navios com explosivos, fábricas de armas químicas, fábricas e depósitos de bombas e dispositivos para ataques aéreos. As muitas notícias indicam boa vontade de ambas as partes. Um ponto interessante é que notícias na mídia israelense informam que muitos dos depósitos de armas e arsenais eram conhecidos desde a década de 1970 e que nunca foram atacados por falta de segurança. Ficamos alertas para o desenrolar dos acontecimentos.

_________________________________________________________________

RATUFIM! Os REFÉNS - negociações em andamento.

Estamos acompanhando as negociações para libertação dos reféns. Um tema cada dia mais difícil. Se há meses ficávamos apreensivos, hoje os dedos seguem vagarosamente, porque os olhos umidecem. O tema mostra a força e resiliência dos parentes e amigos. Hoje foi mencionado que haveria 30 reféns vivos e que seriam trocados por indivíduos que abusaram e mataram muitos outros. São mais de 14 meses - e sabemos que está acontecendo porque Israel conseguiu enfraquecer de forma importante os grupos Hamas e Hezbolah. Hoje podemos apenas continuar esperando, sem deixar de lembrar que o mundo fechou os olhos para as vítimas judias. E, apesar de quererem manter em evidência atos indignos contra animais e indvíduos pertencentes a outros grupos, retiram as fotos dos reféns e dos mortos de 7 de outubro de 2023. Retiram as fotos de bebês e crianças que não ganham o respeito que uma vítima merece.

Assim, no meio de um período em que Israel vê o Oriente Médio mudar de forma surpreendentemente, esperamos que estes seres humanos possam ser abraçados logo, logo. 




Estes bebês ainda estão em Gaza! 



_________________________________________________________________


Presidente paraguaio: “Vim dizer aos criminosos do Hamas que vocês não venceram” (texto Revista Bras.il)


Presidentes do Paraguai e de Israel


O presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi recebido na Knesset com uma ovação de pé. Peña disse que veio a Israel “para dizer aos criminosos: vocês não venceram”, referindo-se ao Hamas. “Há momentos em que é preciso tomar uma posição”, disse Peña, chamando Jerusalém de “a capital eterna de Israel”. “A decisão de abrir a embaixada nesta cidade é baseada nos valores de solidariedade e fraternidade. Com essa transição em nossa amizade, haverá um coração pulsante, e que possamos inspirar outros países a fazer o mesmo”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou Peña pela rejeição de seu país às acusações do TPI. Antes da visita à Knesset, Peña encontrou o presidente Isaac Herzog, que agradeceu pela reabertura da embaixada de seu país na cidade sagrada, uma decisão de grande significado político. “Estamos muito animados em inaugurar a embaixada paraguaia em Jerusalém, nossa cidade sagrada, nossa cidade unida, a capital eterna de Israel e do povo judeu”, disse Herzog. Ele também disse que juntos estão lutando contra o antissemitismo, o racismo e a xenofobia. A convite de Peña, Cláudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), está em Israel para participar da cerimônia de inauguração da nova embaixada. O Paraguai é o sexto país a ter uma missão diplomática em Jerusalém. Fonte: Revista Bras.il a partir de The Times of Israel e The Jerusalem Post

_________________________________________________________________


Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel - Senador Carlos Viana


Em 28 de fevereiro de 2023 foi instituído o GP Amizade Brasil-Israel com a seguinte mesa diretora:

PRESIDENTE: Senador Carlos Viana - PODEMOS /MG

1º VICE-PRESIDENTE: Senador Alan Rick - UNIÃO /AC

2º VICE-PRESIDENTE: Senador Jaques Wagner - PT /BA

3ª VICE-PRESIDENTE: Deputada Greyce Elias - AVANTE /MG

1ª SECRETÁRIA: Deputada Rosana Valle - PL /SP

2ª SECRETÁRIA: Senadora Professora Dorinha Seabra - UNIÃO /TO

3ª SECRETÁRIA: Senadora Eliziane Gama - PSD /MA

4º SECRETÁRIO: Deputado Sóstenes Cavalcante - PL /RJ


O grupo já fez várias visitas a Israel, inclusive este ano, tendo visitado as vilas vizinhas a GAZA e ao Líbano, além de estar em presente em muitas manifestações pró-Israel e atividades junto com a Embaixada de Israel no Brasil. Para registrar todas as atividades, foi lançado em 28 de novembro um livro relatando as atividades do Grupo e também uma seleção de artistas israelenses.
 

Senador Carlos Viana e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine (Foto: Rafael Otero)
acessem ao Diário do Poder e apreciem as muitas atividades


VEJA O CONTEÚDO

É uma experiência importante folhear o livro em anexo. As atividades dentro do Senado Federal e também em Israel estão documentadas com fotos. Os textos mostram que apesar do momento político que atravessamos, há uma chama acesa. Como sabemos NER TAMID - a chama eterna que brilha em frente ao Aron ha Kodesh não deve ofuscar. Deve ser uma chama que alumia e indica caminhos. Ao folhear este livro podemos perceber que Israel está presente dentro do Senado Brasileiro através do Grupo Parlamentar de Amizade. E esta chama alumia um futuro que implicará em um aumento dos laços comerciais e dos laços tecnológicos.


E para encerrar este Acontece tão cheio de novidades, vale assistir ao programa Conexão Motta da Jovem Pan, do dia 10 de dezembro. A entrevista de Roberto Motta com Ariel Krok e Alexandre Ostrowiecki foca os eventos com uma perspectiva histórica.

Am Israel Chai


Regina P. Markus





terça-feira, 10 de dezembro de 2024

VOCÊ SABIA? - A companhia aérea mais segura do mundo

 

Companhia aérea mais segura do mundo?

El Al , Companhia Aérea Nacional de Israel




Você Sabia que a companhia aérea israelense "El Al" é considerada a mais segura do mundo e nunca foi alvo de um atentado durante o voo em todos seus anos de existência?

"El Al" em hebraico, ou "Aos Céus" em português, foi criada em 1948 alguns meses após a fundação do Estado de Israel, e desde então reconhecida por sua total segurança possuindo esquemas muito rigorosos de checagem de bagagem e de documentação de passageiros. Assim a companhia mantém seus status de invicta, apesar de receber ameaças diariamente, segundo o presidente da empresa, David Hermesh.

Em 1985, no balcão de venda de passagens da companhia em Roma, terroristas abriram fogo e lançaram granadas, matando 17 pessoas e ferindo mais de cem. Um fato triste que alertou ainda mais os dirigentes da empresa no intuito de melhor proteger seus clientes.

El Al foi a primeira a blindar as portas da cabine dos pilotos e sempre há pelo menos dois policiais israelenses armados dentro das aeronaves para eventual enfrentamento com sequestradores. Todos os pilotos da El Al são veteranos da Força Aérea israelense, treinados para utilizar armamentos.

Antes de embarcar em um avião da El Al, é preciso comparecer ao aeroporto com uma antecedência em média duas vezes superior à de outras companhias aéreas. Os passageiros passam por uma rígida fiscalização de bagagem e por um longo interrogatório realizado por agentes de segurança treinados.

Enquanto respondem a perguntas, os passageiros são analisados psicologicamente, por meio do tom de voz, da linguagem corporal e do humor.

Todas as informações são enviadas por computador para serviços de inteligência, nos quais é feita uma avaliação instantânea. Se houver alguma dúvida em relação ao passageiro, sua entrada no avião não é autorizada.

Próximo aos balcões de check-in há sempre pelo menos um outro policial armado. Além disso, os balcões se situam, em geral, nos locais mais isolados e seguros dos aeroportos.

Em 2002, um avião israelense com 261 passageiros teria sido alvo de mísseis no Quênia. A aeronave não foi atingida e nenhum passageiro ficou ferido.

Desde então Israel exige alta tecnologia em seus aviões comerciais, o sistema antimíssil Sky Shield, no valor de um milhão de dólares para cada embarcação. Esta exigência de segurança demonstra o compromisso do país com seus passageiros aéreos.

Israel continua sendo a única nação a exigir sistemas antimísseis em suas aeronaves. No entanto, outras companhias aéreas comerciais globais e aeronaves que transportam chefes de estado e VIPs adotaram a tecnologia de forma independente. O número exato de companhias aéreas globais que empregam a tecnologia e aeronaves equipadas com os sistemas permanece não divulgado devido à natureza sensível e crítica da segurança da aviação.

A revista Condé Nast publicou este mês uma lista que classifica os dez principais aeroportos internacionais, onde o Aeroporto Ben Gurion, de Israel, aparece em 4º lugar, precedido apenas pelos aeroportos de Changi em Cingapura, Hong Kong e Dubai, que ocupam os três primeiros lugares.

De acordo com a publicação, o Aeroporto de Ben Gurion foi classificado, “primeiramente, como sendo um dos mais seguros do mundo. Cerca de 15 milhões de viajantes passaram por ele em 2014 e, por essa razão, recebeu o prêmio de melhor aeroporto do Oriente Médio”.



O aeroporto atende pessoas e cargas e recebeu este nome em homenagem ao primeiro ministro de Israel, David Ben Gurion. Localizado na metade do caminho entre Tel Aviv e Jerusalém, conta com acesso a rodovias, rotas de ônibus, trens e outras vias. Também possui dois terminais principais desde a última reforma, realizada em 2004.

No vídeo abaixo, vejamos como funciona o sistema antimíssil das aeronaves israelenses:




E para finalizar e acrescentar ainda mais segurança às aeronaves da El Al, são instalados nas mesmas sistemas de ondas magnéticas para espantar pássaros, em especial pombos correios que transportam explosivos.


Pássaros e Aviões – bird strikes –causam prejuízos de 5 bilhões por ano e colocam passageiros e tripulação em risco


Um pássaro colide com um avião e parte da hélice atravessa a fuselagem – Defesa Aérea & Naval


FONTES:

https://www.forbes.com/sites/marisagarcia/2023/10/16/how-antimissile-systems-protect-commercial-aircraft-from-manpads-attacks-in-israel/

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0507200204.htm

https://www.aviacaocomercial.net/elal.htm

https://www.institutobrasilisrael.org/2017/02/01/aeroporto-em-israel-e-4o-mais-seguro-do-mundo/

https://tvi.iol.pt/noticias/guantanamo/terrorismo/quenia-suspeito-de-atentados-em-2002-detido

https://noticias.r7.com/prisma/luiz-fara-monteiro/colisao-com-passaro-destroi-frente-de-aviao-18092024/