Israel - a surpresa nossa de cada dia
Os primeiros dias de dezembro de 2024 têm revelado uma surpresa a cada dia. A rápida queda da "dinastia Al Assaf" da Síria, acompanhada no dia a dia, era algo difícil de entender. No dia 10 de dezembro o líder do "Governo da Salvação Síria" Mohamed al-Bashir comunicou que será o primeiro-ministro em exercício até 1o de março de 2025. Ele comandava a provícia norte de Idlib. A nomeação conta com apoio dos vários grupos que alteraram em poucos dias a imagem da Síria. Como fica Israel? Entre no Blog para conhecer alguns dos fatos que permitiram uma ação tão rápida e também o que a abertura das prisões revelaram.
RATUFIM! Os REFÉNS - negociações em andamento... corações sangrando, mas firmes para enfrentar os próximos meses. E com tudo isso, ainda temos que lembrar dos andares sem qualquer propósito de líderes e grupos que ainda não compreenderam que Am Israel Chai.
ISRAEL Um fato marcante foi a visita do Presidente do Paraguai Santiago Peña para a reabertura da Embaixada do Paraguai em Jerusalém.
Hoje à noite, em Brasília, o Senador Carlos Viana (MG) recebe da Confederação da Câmara de Comércio Brasil-Israel uma homenagem pelas muitas atividades pró-Israel. Estamos disponibilizando um livro publicado e apresentando em sessão solene do Grupo Parlamentar da Amizade Brasil-Israel. Imperdível!
_________________________________________________________________
SÍRIA - a impressionante tomada do poder
O território da Síria atual é mencionado desde a antiguidade e foi habitado por cananeus (fenícios), arameus, hebreus, sumérios e ocupado por egípcios, persas, gregos e bizantinos. Os fenícios, como os gregos chamavam os cananeus, habitavam o litoral, eram exímios navegadores e comerciantes e mais recentemente, seu território ganha relevância para a saída do gás proveniente dos países árabes para o Mar Mediterrâneo. Mohamed al-Bashir é da província de Idlib. Formado engenheiro (Universidade de Aleppo), trabalhou na Companhia Nacional Síria de gás e chegou a ocupar o cargo de Ministro do Desenvolvimento da Síria. Teve também uma formação em direito civil e islâmico na Faculdade de Idlib. Em 2017, torna-se líder do Governo da Salvação de Idlib e esta região deixa de fornecer serviços ao governo central em Damasco. A transferência de poder foi oficial, estando presentes os líderes da oposição, incluindo Abu Mohamed al-Jolani, chefe da HTS (Hayat Tahrir al-Sham, Organização pela Libertação do Levante) e o primeiro ministro do governo Assaf, Mohamed al Jalali. Al-Jolani é o pseudônimo de Ahmad al-Sharaa, até o momento declarado como terrorista nos Estados Unidos, e que fez uma importante declaração visando relações positivas com Israel, alterando seu visual e declarando que novos tempos estão por vir.
Entre os muitos grupos liderados pelo HTS e que foram rivais por muitos anos está um conjunto de homens armados pela Turquia, conhecidos como Exército de Libertação da Síria. Apesar dos laços históricos, desta vez a Turquia estava mantendo distância. Estou curiosa para ver o quanto esta posição pode mudar nos próximos dias. Os curdos, um povo não árabe do oriente médio que tem enfrentado muitas agressões desde a antiquidade recebe apoio do Estado de Israel. As Forças Democráticas Sírias (FDS), um outro grupo que compõe a coalizão, é liderada pelos curdos. A atuação da FDS foi impedir a expansão da luta a oeste do rio Eufrates e atuar na região de Manbech, ao norte de Aleppo (11/dez/24). As revelações do estado em que estavam os prisioneiros na Síria e o sistema de tortura vai além da nossa capacidade de captar. São filmes de terror e hoje, a Sky News no noticiário apresentado por Yalda Hakim e Richard Engel descreve detalhes.
Poderia continuar juntando os muitos grupos menores que estão acompanhando o atual Primeiro Ministro da Síria Mohamed al Bashir, mas quero chamar rapidamente a atenção para as relações com Israel. Israel nestes dias criou uma barreira de proteção nas Colinas de Golan, barreira que visou impedir que forças envolvidas nas lutas na Síria entrassem em Israel, ou nas comunidades árabes daquela região. Há vários vídeos mostrando que Israel destruiu navios com explosivos, fábricas de armas químicas, fábricas e depósitos de bombas e dispositivos para ataques aéreos. As muitas notícias indicam boa vontade de ambas as partes. Um ponto interessante é que notícias na mídia israelense informam que muitos dos depósitos de armas e arsenais eram conhecidos desde a década de 1970 e que nunca foram atacados por falta de segurança. Ficamos alertas para o desenrolar dos acontecimentos.
_________________________________________________________________
RATUFIM! Os REFÉNS - negociações em andamento.
_________________________________________________________________
Presidente paraguaio: “Vim dizer aos criminosos do Hamas que vocês não venceram” (texto Revista Bras.il)
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi recebido na Knesset com uma ovação de pé. Peña disse que veio a Israel “para dizer aos criminosos: vocês não venceram”, referindo-se ao Hamas. “Há momentos em que é preciso tomar uma posição”, disse Peña, chamando Jerusalém de “a capital eterna de Israel”. “A decisão de abrir a embaixada nesta cidade é baseada nos valores de solidariedade e fraternidade. Com essa transição em nossa amizade, haverá um coração pulsante, e que possamos inspirar outros países a fazer o mesmo”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elogiou Peña pela rejeição de seu país às acusações do TPI. Antes da visita à Knesset, Peña encontrou o presidente Isaac Herzog, que agradeceu pela reabertura da embaixada de seu país na cidade sagrada, uma decisão de grande significado político. “Estamos muito animados em inaugurar a embaixada paraguaia em Jerusalém, nossa cidade sagrada, nossa cidade unida, a capital eterna de Israel e do povo judeu”, disse Herzog. Ele também disse que juntos estão lutando contra o antissemitismo, o racismo e a xenofobia. A convite de Peña, Cláudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), está em Israel para participar da cerimônia de inauguração da nova embaixada. O Paraguai é o sexto país a ter uma missão diplomática em Jerusalém. Fonte: Revista Bras.il a partir de The Times of Israel e The Jerusalem Post
_________________________________________________________________
Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel - Senador Carlos Viana
PRESIDENTE: Senador Carlos Viana - PODEMOS /MG
1º VICE-PRESIDENTE: Senador Alan Rick - UNIÃO /AC
2º VICE-PRESIDENTE: Senador Jaques Wagner - PT /BA
3ª VICE-PRESIDENTE: Deputada Greyce Elias - AVANTE /MG
1ª SECRETÁRIA: Deputada Rosana Valle - PL /SP
2ª SECRETÁRIA: Senadora Professora Dorinha Seabra - UNIÃO /TO
3ª SECRETÁRIA: Senadora Eliziane Gama - PSD /MA
4º SECRETÁRIO: Deputado Sóstenes Cavalcante - PL /RJ
Senador Carlos Viana e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine (Foto: Rafael Otero) acessem ao Diário do Poder e apreciem as muitas atividades VEJA O CONTEÚDO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário