Marcadores

quarta-feira, 27 de junho de 2018

VOCÊ SABIA? - Arábia Saudita: a terra com uma esquecida herança judaica

Você Sabia que a Arábia Saudita já foi a terra de muitas e poderosas tribos judaicas? A história dos judeus em Khaybar é pouco conhecida - mas não apenas a história, e sim as causas do declínio da comunidade judaica de Khaybar - precisam ser lembradas.

No século XII, o viajante judeu Benjamin de Tudela chegou à Persia e à Península Arábica. Ele visitou Tayma e Khaybar, duas cidades-oásis na região que hoje é o noroeste da Arábia Saudita. E lá ele descobriu uma coisa muito interessante: no passado, essas cidades eram densamente povoadas por judeus. As pessoas descritas por Benjamin de Tudela faziam parte de uma forte comunidade judaica. A presença judaica na península arábica remete ao tempo do Primeiro Templo e diversas tribos prosperaram ali até o século XVII. 

Até hoje, acredita-se que um poço de 2.500 anos ainda em funcionamento em Tayma seja o mesmo descrito no livro de Isaías. Resquícios da presença judaica também podem ser encontrados perto de Khaybar. Ali, os muros do castelo ainda são mencionados como "o forte dos judeus", e o lugar de um antigo cemitério juidaico ainda é lembrado. Aproximadamente 150 km ao sul de Khaybar está Medina, a segunda cidade mais importante para os muçulmanos - mas no século XV, a cidade era conhecida como Yathrib e era governada por poderosas tribos judaicas. A chegada do Islã, dois séculos depois, transformou a política e os acordos militares das tribos para sempre: as comunidades judaicas e cristãs deixaram a península. 

Hoje, não há nenhum judeu na Arábia Saudita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário