Marcadores

segunda-feira, 30 de julho de 2018

VOCÊ SABIA? - Josef Ganz





Você sabia que o Fusca, ou o Fusquinha, o carro do povo da Volkswagen, considerado a única ação positiva de Adolf Hitler em seus anos de governo na Alemanha, na realidade foi uma invenção de Josef Ganz – como mostra Paul Schilperoord em seu livro “A Extraordinária Vida de Josef Ganz – o engenheiro judeu por detrás do Volkswagen de Hitler”?






Adolf Hitler usurpou a ideia de um carro em forma de besouro (beetle) do engenheiro judeu Josef Ganz e baniu-o da história, conforme relatos do livro de Paul Schilperoord.
Foi assim que o líder nazista recebeu os louros da vitória, ao esboçar o conceito do carro em 1935 num encontro com Ferdinand Porsche.
Sua ideia para o Volkswagen, ou carro do povo, tem sido vista por muitos como o único acerto de seu governo ditatorial e genocida.
Mas o livro de Schilperoord pode mudar esta ideia para sempre.



Josef Ganz:  seu projeto foi visto por Hitler em uma exposição de carros em 1933, bem antes do encontro do ditador com Porsche.

Curvas graciosas e encantadoras: um dos primeiros desenhos de Ganz que foram enterrados no passado por muitos anos.


“Carro do povo”: Josef Ganz com um de seus modelos que, segundo Paul Schilperoord, conduziu ao desenvolvimento do Volkswagen.



Hitler decidira que o veículo tivesse quatro assentos, motor refrigerado a ar e um custo que não ultrapassasse 1.000 marcos – o preço exato do carro de Ganz.  Porsche recusou-se a produzir os carros por este preço, mas foi obrigado a tanto pelos nazistas.
Três anos antes de Hitler descrever sua ideia para Ferdinand Porsche em Berlim, Josef Ganz já dirigia o carro por ele criado ao qual chamou de Maikaefer, ou May Bug.


Maikaefer – May Bug - 1933

“Não há dúvida de que a Porsche utilizava conhecimento de pessoas que trabalharam com ele em várias empresas e em seu escritório de design. No entanto, traduzir essas ideias em um carro é outra dimensão. Uma delas pode ter sido de um engenheiro mecânico judeu Joseph Ganz. Ele também foi o editor da Motor-Kritic, uma revista amplamente lida que criticou a indústria automobilística alemã por sua abordagem conservadora ao projeto do carro.”
Já como estudante, Ganz sonhava com um carro para o povo em geral, um veículo leve com suspensão independente das rodas, motor central e forma aerodinâmica e arrojada.
Em seus artigos na revista Motor-Kritic ele criticava ferozmente a engenharia automobilística da época com seus carros pesados, falta de segurança e desenhos antigos.
“Ganz foi preso e acabou liberado pela Gestapo. Resolveu fugir da Alemanha para a Suíça em 1934. As acusações para sua prisão foram baseadas em informações falsas de chantagear a indústria automotiva no cargo editorial e como consultor para a BMW e a Daimler-Benz. Ele finalmente se estabeleceu na Austrália onde trabalhou para a divisão da General Motors Holden e morreu em 1967.”



Peso leve e custo baixo: esboços de Josef Ganz para sua ideia surgiram em 1923.


Inspiração: mais evidências dos exaustivos desenhos de Ganz, que aparentemente foram excluídos da história.

No momento atual, a imagem de Porsche está sob ameaça com alguns críticos acusando-o de crimes de guerra.
Apesar da VW admitir ter produzido peças militares e ter usado trabalho escravo, Porsche nunca foi julgado por crimes de guerra.
Vejamos agora o papel de Josef Ganz na criação do modelo inspirador para o carro do povo alemão:

“A palavra final sobre o assunto pode surgir quando o historiador Karl Ludvigsen publicar seu segundo livro sobre design da Porsche.
O primeiro livro, "Ferdinand Porsche Genesis de um Gênio", fala sobre o design da Porsche de 1900 a 1933, e o próximo livro vai relatar a vida do designer da Porsche no período do desenvolvimento dos  veículos civis e militares durante o regime nazista, um período sombrio na história do mundo e o mais triste dos tempos modernos.

O novo livro deve ser uma leitura fascinante e o enigma de quem criou o Fusca pode finalmente ser resolvido.”

"roubado": o rascunho que Adolf Hitler teria dado a Ferdinand Porsche em 1934

Design popular: Os primeiros Fuscas em frente ao Portão de Brandenburgo, em 1938

Fusca alemão - 2018

Este texto é uma colaboração especial de Itanira Heineberg para os canais do Esh Tá na Mídia. 

FONTES:



2 comentários:

  1. Infame! Odiento! Usurpador! Pirata! Adolf, Você ainda não desapareceu completamente, pois suas idéias odiosas e vis ainda vicejam em mentes enfermas. Oxalá tudo o que o nazismo foi e é em nossos dias esteja terminando. Desgraçados! Assassinos! Genocidas!

    ResponderExcluir
  2. Segundo pesquisas, Ganz não era judeu, e sim, alemão.

    ResponderExcluir