Marcadores

terça-feira, 7 de agosto de 2018

VOCÊ SABIA? - Sir Nicholas Winton

Sir Nicholas Winton visitando o Castelo de Praga em 2007.

Você sabia que o britânico Sir Nicholas Winton organizou o resgate de 669 crianças, em sua maioria judias, no antigo país Checoslováquia, antes que fossem deportadas para campos de concentração nazistas, mas manteve seu segredo por anos, até que sua esposa descobrisse e planejasse um agradecimento-surpresa em rede nacional que emocionou o mundo?



Sir Nicholas Winton – estátua em Praga



O corretor Winton pensava descansar na Suíça no final de 1938 porém dirigiu-se à Praga, ocupada pelos nazistas, a fim de ajudar um amigo envolvido em resgatar judeus em grandes dificuldades.

Winton, de família judia, nasceu em 1909 na Inglaterra, sendo batizado na Igreja Católica e tendo seu verdadeiro sobrenome alterado.
Aos 29 anos elaborou um plano de resgate para crianças judias separadas de suas famílias pelos nazistas.  Assim, auxiliou 669 crianças da República Checa a fugirem de trem para a Inglaterra. Sua mãe, Bárbara, acolheu as crianças encontrando novos lares para elas.

Em 1939 os alemães invadiram a Polônia, a Segunda Guerra teve início e com isto o plano de resgate de vidas humanas foi interrompido. Winton juntou-se à Força Aérea Real inglesa servindo como piloto até o fim.
Voltando ao seu país, casou-se, teve três filhos e persistiu dedicando-se a causas voltadas aos direitos humanos.

Winton nunca falou sobre o episódio do resgate de crianças judias, nem para amigos nem para a família, e em 1988 sua esposa Grete encontrou em seus pertences um caderno com os nomes de todos aqueles que ele ajudara a salvar. Grete não escondeu mais a história! Ainda em 1988, Winton foi convidado a participar da plateia do programa That’s Life, da BBC, e em meio a uma grande surpresa, escutou a sua história e o seu segredo.

O resultado foi emocionante! E esta história de doação e generosidade, a história de Nicholas Winton, falecido em 2015, aos 106 anos, nunca deverá ser esquecida.


Confiramos o vídeo abaixo:




Esta é mais uma história de amor e doação.
Mesmo em situações de grande ódio, de morte e destruição humana, devemos tentar e lutar para priorizar a vida!


Pensamento budista


Este texto é uma colaboração especial de Itanira Heineberg para os canais EshTá na Mídia.


FONTES:


Um comentário:

  1. Infelizmente parece que o mundo vai precisar de heróis como este novamente. A desumanidade hoje desafia a todos que têm bons sentimentos. Nenhuma conquista é para sempre.

    ResponderExcluir