Marcadores

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

VOCÊ SABIA? - O Mossad


Mossad - Serviço Secreto Israelense considerado o mais respeitado do mundo, conhecido por suas operações especiais durante a Guerra Fria.



Você sabia que o Mossad, o serviço secreto (ou o instituto de inteligência e operações especiais) do Estado de Israel é considerado por muitos analistas o serviço secreto mais eficiente e respeitado do mundo, colocando-se à frente da americana CIA e da antiga KGB soviética?

Mossad é uma palavra hebraica que significa Instituto. O Mossad foi criado em 13 de dezembro de 1949, idealizado pelo primeiro-ministro de Israel David Ben Gurion.

A origem do serviço secreto está nas ações de espionagem e contraespionagem realizadas por membros da Haganá (Defesa), uma organização paramilitar de judeus e judias que operava na Palestina entre 1930 e 1940 e que antecedeu as Forças de Defesa de Israel, o atual exército israelense.
O Mossad também se constituiu de membros do Jewish Brigade Group, a Brigada Judaica que lutou em Tarvisio, Itália, durante a Segunda guerra Mundial. Esta brigada levou secretamente judeus europeus para a Palestina na conhecida Operação Brecha.

Foi nestas movimentações que os membros descobriram os campos nazistas e o que ali vislumbraram, a visão dos judeus mortos, levou-os à formação dos Nokmin - esquadrões de vingadores, assassinos encarregados de perseguir e eliminar oficiais nazistas da SS e da Gestapo.

“Disfarçados de policiais militares, os nokmin dedicaram-se a prender, um a um, todos os que faziam parte da lista. Depois de lhes serem lidos os direitos, eram executados. A equipe de Vingadores era formada por Israel Karmi, Maier Shorea e Haim Harkov. O executor era Shev Kerem, que, anos depois, se uniria ao recém-criado Mossad. A unidade atuava sempre num raio de ação de cem quilômetros ao redor de Tarvisio, e as operações, realizadas perto de lagos, rios e barragens, não deixavam o menor rastro. Sua única meta era executar o maior número possível de assassinos nazistas. Toda tarde, o chefe dos nokmin recebia uma lista de alvos e, à noite, vários esquadrões saíam em missão sem que nenhum deles soubesse o que os demais faziam. A unidade de executores judeus atuaria apenas durante alguns meses e jamais se soube o número de nazistas mortos “

Alguns líderes desses esquadrões fizeram parte da primeira turma de agentes secretos do Mossad.
A partir de seu início em 1949 o Mossad realizou grandes e diversificadas operações que ao obterem sucesso, muito ajudaram o país.
O Mossad enfrentou situações ameaçadoras empenhando-se em operações como a Cólera de Deus em 1972 e 1973 em que seus membros tinham como alvo acabar com os terroristas palestinos  responsáveis pelo massacre da delegação israelense das Olimpíadas de Munique.



Mossad recupera relógio do espião israelense Eli Cohen, preso, julgado e executado na Síria.
Os restos mortais de Eli Cohen nunca foram devolvidos à sua família e ao seu país.



O alcance do Instituto ia longe e chegaram ao discurso comprometedor de Nikita Khrushchov:
“Agentes do Mossad obtiveram o discurso secreto em que Nikita Khrushchov, então líder soviético,  condenava e desmitificava a imagem de Josef Stalin, causando um tremendo choque na cúpula do partido comunista.

“É errado elevar um único indivíduo à condição de quase deus” — Khrushchov sobre Josef Stalin.”

Outra conquista do Mossad com sabor de aventura foi a Captura do MIG-2 na incrível Operação Diamante.
Esta operação teve significativo sucesso. Seu objetivo era obter um exemplar do potente caça soviético MIG-21 para estudá-lo, desmontando-o e assim descobrir seu funcionamento.
O Mossad convenceu um piloto iraquiano a desertar e a pousar em Israel, trazendo o novíssimo e moderno MIG-21 de presente para o país.

“No arsenal de Israel e dos Estados Unidos não havia nada parecido, mas com o MIG em mãos rapidamente a União Soviética perdeu a vantagem que possuía.”



O MIG-21


Este texto é uma contribuição especial de Itanira Heineberg para os nossos canais.


FONTES:




3 comentários: