Marcadores

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Acontece - E quando entrares na Terra (Ki Tavô)




ONTEM, HOJE e AMANHÃ

Por Regina P Markus

Este mês de Elul é o momento para refletir e preparar o futuro. A parashá desta semana Ki Tavô - Moshé discursa sobre a entrada na Terra do Leite e do Mel, na construção de uma CASA para o NOME e também sobre regras e maldições quando desvios forem feitos. A Terra será habitada pelo Povo de Israel, e também abrigará outros povos. Conflitos... chegamos aos dias de Hoje e sabemos dos conflitos por todos os meios de comunicação. Recentemente um representante da comunidade árabe-israelense que é membro da parlamento (Chaver Knesset) Ayman Odeh, líder do partido Hadash e líder da União de Partidos Árabes, deu declarações as quais o comentarista Marcos L. Susskind rebateu, escrevendo uma carta-resposta a seus posicionamentos. Este "Acontece" reproduz esta carta que esclarece pontos relevantes e faz um posicionamento claro sobre a soberania do único Estado Judeu na Terra. Lembrando que este estado é pluralista e que seus cidadãos não são necessariamente judeus, e que como cidadãos têm a prerrogativa de eleger representantes para o Parlamento.



CARTA ABERTA AO PARLAMENTAR Ayman Odeh
escrita por Marcos L. Susskind

























Debate e troca de idéias é a base para poder ter entendimento. Mas é preciso guardar os limites. Limites, regras e punições é o que a Torah continua colocando esta semana. Num momento de reflexão são colocadas punições, agora focando o povo. Muito difícil de ler e de transportar para os dias de hoje se quisermos seguir tudo ao pé da letra. Mas o Talmud, e depois os textos dos comentaristas e agora dos muitos doutos que escrevem sobre o tema, ensinam que a Torah pode ter vários níveis de leitura. Na semana anterior, comentei que o rompimento das regras e a sua relação com a Terra de Israel poderia ser encarado como prenúnico de exílio. Nesta semana, as formas de redenção não aparecem, vão ser explícitas apenas no 15o versículo da próxima parashá. Este é um preparo longo, pessoal que chegará nos Iamim Noraim e Iom Kipur. O indivíduo, de forma pessoal e coletiva, chega a seguir em Sucot quando todos juntos, sob cabanas que lembram o início, continuam mais um ano no traçado do tempo.

Assim, lembramos que esta newsletter tem como objetivo abrir uma ÁGORA, uma praça para o debate, como existiu na Esplanada dos Templos de Jerusalém, onde era possível escutar e debater.

Boa semana!
 

Um comentário:

  1. OI Regina, como sempre teu ACONTECE muito bom !!! eu ja tinha lido a resposta do Marcos, mas reli e realmente bem respondida, otimo teus complementos !!!
    Shabat Shalom

    ResponderExcluir