Você sabia que em Israel há uma Escola Democrática que
visa estimular a sabedoria do aluno transformando-o também em professor,
estimulando sua autonomia e levando-o a valorizar a paz, tal qual a Escola
Reggio Emilia na Itália a Escola da Ponte em Portugal?
Escola Democrática de Hedera |
A Escola Democrática de Hedera nasceu em 1987, em Haifa, por
uma educação democrática e integral para alunos de 4 a 18 anos de idade.
“É um
espaço de ensino que tenta garantir o direito de escolha do estudante no que e
em como aprender, bem como na experiência quotidiana de um colectivo democrático.
É uma
escola que respeita o que chama de soberania dos estudantes, apoiando-os a agir de forma autônoma.”
Baseia-se nas
teorias de Rousseau, Martin Buber, Carl Rogers e Janus Korczak, que apoiam uma
escola aberta, garantindo a união e continuidade entre a vida na cidade, na
comunidade e na própria escola.
O criador desta escola, Yaacov Hecht, muito cedo se
desiludiu com a educação que recebia.
Os processos tradicionais de aprendizagem o incomodavam,
assim como a classificação de alunos como melhores, piores, medíocres, fez com
que abandonasse a escola.
Vivendo em uma época democrática, ele se recusava a
aceitar métodos não democráticos, atitudes de um passado repressor e não
criativo.
Foi assim que, em 1987, criou uma escola diferente onde
as idades mistas interagiam e os estudantes tinham a possibilidade de
selecionar os conteúdos a serem trabalhados.
A partir do sucesso de sua primeira escola, de 450
alunos, Hecht expandiu suas ideias em mais 25 casas de educação.
“Nesse período, o então Ministro da Educação
propôs a ele a implementação desse modelo em diversas cidades do país. Para
garantir a formação de profissionais que compreendessem a proposta, foi criada
uma universidade especializada em educação democrática. Hoje, 26 escolas, em 12
cidades de Israel aplicam a ideia de uma sociedade democrática dentro do espaço
escolar e contribuem – ao lado da comunidade – para a construção dos sonhos dos
estudantes.”
Escola Democrática de Hedera |
A criança é feita de cem. /A criança tem cem mãos/
cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar./ Cem sempre
cem/ modos de escutar/as maravilhas de amar.
Cem alegrias/ para cantar e compreender./Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/
para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ cem linguagens/ (e depois cem cem cem)/ mas roubaram-lhe noventa e nove./ A escola e a cultura/ lhe separam a cabeça do corpo.
Cem alegrias/ para cantar e compreender./Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/
para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ cem linguagens/ (e depois cem cem cem)/ mas roubaram-lhe noventa e nove./ A escola e a cultura/ lhe separam a cabeça do corpo.
Escola Reggio Emilia |
Yaacov Hecht expressa suas ideias para uma comunidade
mais autônoma e eficiente:
“Focalizávamos o conteúdo
democrático pelo ponto de vista dos direitos humanos. Além disso, tínhamos como
foco juntar pessoas de diversas idades no processo de aprendizagem, afinal, por
que só a escola divide as pessoas por idade?”
Escola da Ponte, Portugal: autonomia dos estudantes |
Este texto é uma colaboração de Itanira Heineberg para os canais do EshTá na Mídia.
FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Democr%C3%A1tica_de_Hadera
https://www.google.com/search?q=escola+democrática+hadera+imagens&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=ZmP5N4nL8SbmuM%253A%252CoJNI9h
http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/09/20/yaacov-hecht-o-idealizador-das-escolas-democraticas-de-israel/
http://educacaointegral.org.br/experiencias/reggio-emilia-escolas-feitas-por-professores-alunos-familiares/
Nenhum comentário:
Postar um comentário