Fotos encantadoras da escola no período pré-estado
de Israel
Por Itanira Heineberg
Você sabia que os elementos fundamentais do sistema
educacional de Israel já existiam e vigoravam durante o período anterior ao
Estado de Israel, no Mandato Britânico, e se perpetuaram e progrediram após
1948 com a criação do novo país?
Afinal, o conhecido Povo do Livro valorizou o estudo desde
sempre e as imagens contidas neste texto oferecem insights valiosos sobre os elementos
fundamentais do sistema educacional de Israel.
“Estas fotos aqui presentes dão uma visão clara de
como os valores escolares e educacionais ajudaram a moldar o estado judeu em
seus anos de formação e o papel que estes valores desempenharam na formação da
identidade e do tecido social do incipiente estado judeu.”
“Nenhuma civilização antiga”,
escreveu o Rabino Mordecai Kaplan
(1881-1983), líder religioso, teólogo, escritor e filósofo, “pode oferecer
um paralelo comparável em intensidade com a insistência do judaísmo em ensinar
os jovens e inculcar neles as tradições e costumes de seu povo”.
Não apenas os ricos, mas todos os jovens eram colocados
em contato com a palavra escrita, ainda numa idade bastante tenra. E mais: eles
aprendiam desde cedo a perguntar, questionar. No Talmude, uma opinião
inteligente de um jovem às vezes prevalecia sobre a de seu mestre. Um bom aluno
deve ser livre para criticar seu mestre. No judaísmo, os alunos eram
encorajados a se opor ao professor, discordar do mestre, tentar provar que ele
podia estava errado.
Em seu livro “Os Judeus e as Palavras” (2012), o escritor
israelense Amós Oz e sua filha, a historiadora Fania Oz-Salzberger, afirmam “As palavras compõem o elo entre Abraão e os
judeus de todas as gerações subsequentes.”
Os autores discorrem entre narrativa e erudição,
conversa, questionamentos e argumento, adentrando no grande legado do judaísmo,
não apenas ou em especial religioso, mas sim cultural.
“As palavras eram suas catedrais”, dizem de forma poética
pai e filha no livro.
Eles insinuam que a ancianidade da cultura judaica, assim
como a característica do povo judeu, dependem não apenas das terras, monumentos
e personalidades heroicas ou rituais, mas da palavra escrita, do livro e do
contínuo debate igualitário entre gerações.
“Uma descendência informada é a chave para a
sobrevivência coletiva”, lembram os autores, “os judeus valorizam erudição”.
Na condição de povo exilado, os judeus compreenderam cedo
que precisavam transmitir a sua história através de textos, o que os levou a
esse foco na educação.
Era preciso “passar a tocha” intelectual para a próxima
geração, para que a mensagem pudesse sobreviver, assim como os valores e
costumes. Essa educação baseada em perguntas era espirituosa, tratava de
ideias, encorajava a curiosidade e exigia leitura além de incluir um crédito
enorme às mulheres. Sabemos que as civilizações antigas eram machistas e
patriarcais mas poucas abriram tanto espaço para a educação feminina como o
judaísmo.
Após mais de 7 décadas:
“O Ministério da Educação, Cultura e Esporte,
em cooperação com as escolas de educação das universidades do país, está
constantemente alinhando os padrões educacionais às mais modernas práticas
pedagógicas, como a igualdade obrigatória entre os sexos, melhoria das
condições dos professores, ampliação dos currículos humanistas e promoção de
estudos científicos e tecnológicos. Um aspecto fundamental dessa política é a
promoção de oportunidades educacionais iguais a todas as crianças e o aumento
do número de alunos aprovados nos exames finais de conclusão de 2° grau.”
Esta é uma bela história para ser contada e divulgada.
Tantas guerras, muitas perdas, pessoas de todos os cantos
do mundo, crianças se expressando nos mais variados idiomas do planeta ... uma
língua religiosa e antiga a ser ressuscitada ...
שבת קי"ט:ב - O mundo existe unicamente graças ao sopro das crianças na escola. (Talmude da Babilônia, Shabat, 119b) |
A educação em Israel é uma herança preciosa.
Seguindo as tradições do passado, a educação continua a ser um valor
fundamental e é considerada a chave para o futuro. O sistema educacional
prepara as crianças para se tornarem membros responsáveis de uma sociedade
democrática e pluralista, em que pessoas de diferentes origens étnicas,
religiosas, culturais e políticas possam coexistir. É baseada nos valores
judaicos, no amor à terra, e nos princípios da liberdade e da tolerância. Ela
pretende fornecer um alto nível de conhecimento, com ênfase nas habilidades
científicas e tecnológicas essenciais para o desenvolvimento do país.
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