Marcadores

terça-feira, 21 de outubro de 2025

VOCÊ SABIA? - A Arca da Aliança

 

UM BAÚ DE OURO... AS TÁBUAS DA LEI INSCRITAS POR D’US... A ARCA DA ALIANÇA...

Você Sabia que a Arca da Aliança, a sagrada relíquia do Povo Judeu, assim como a tela A Última Ceia de Leonardo da Vinci, foi retratada muitas e muitas vezes na Arte, por mais de dois mil anos?

Por isso, todas as imagens dela neste Você Sabia? são versões imaginadas…

A Arca era o símbolo da presença de D’us entre os israelitas.

E onde está ela agora? Eis aí um grande mistério da História.



E o que sabemos desta arca? Onde ela repousa?

Nas profundezas das câmaras obscuras do Templo de Salomão, um baú de ouro continha as próprias tábuas nas quais D’us inscreveu os Dez Mandamentos. A Arca da Aliança, a relíquia mais sagrada da humanidade, desapareceu da história há mais de 2.500 anos, deixando para trás apenas sussurros, lendas e um rastro interminável de pesquisadores que arriscaram tudo para encontrá-la.

 

Este artefato religioso era também descrito como uma arma de poder divino que poderia nivelar exércitos, dividir rios e derrubar aqueles que ousassem se aproximar dele indignamente. Os relatos bíblicos falam de suas incríveis habilidades: paredes de Jericó desmoronando em sua presença, deuses filisteus caindo em sua sombra e até servos fiéis morrendo instantaneamente por tocar sua superfície sagrada. No entanto, em algum lugar entre a conquista babilônica de Jerusalém em 586 AC e hoje, esse tesouro mais precioso do antigo Israel simplesmente desapareceu.”


Replica of the Ark of the Covenant in George Washington Masonic National Memorial


A Arca da Aliança, A Arca do Testemunho ou A Arca de D’us, era um baú de armazenamento religioso e é a lembrança mais sagrada pelos israelitas.

Segundo a tradição religiosa era um baú de madeira decorado em ouro maciço acompanhado por uma tampa ornamental conhecida como Assento da Misericórdia. De acordo com o Livro do Êxodo e o Primeiro Livro dos Reis na Bíblia Hebraica e no Antigo Testamento, a Arca continha as Tábuas da Lei, pelas quais D’us entregou os Dez Mandamentos a Moisés no Monte Sinai. De acordo com o Livro do Êxodo, o Livro dos Números, e a Epístola aos Hebreus no Novo Testamento, ela também continha a vara de Arão e um pote de maná.

O relato bíblico relata que aproximadamente um ano após o êxodo dos israelitas do Egito, a Arca foi criada de acordo com o padrão que D’us deu a Moisés quando os israelitas estavam acampados no sopé do Monte Sinai.  


Église Saint-Roch, Paris


O Livro do Êxodo fornece instruções detalhadas sobre como a Arca deveria ser construída.

Deve ser 2+1 ⁄ 2 côvados de comprimento, 1+1 ⁄ 2 côvados de largura e 1+1 ⁄ 2 côvados de altura (aproximadamente 131 × 79 × 79 cm ou 52 × 31 × 31 pol.) de madeira de acácia.

Em seguida, deve ser inteiramente dourada, e uma coroa ou moldura de ouro deve ser colocada ao redor dela. Quatro argolas de ouro devem ser fixadas em seus quatro cantos, duas de cada lado — e através dessas argolas devem ser inseridos varais de madeira de acácia revestidos de ouro para transportar a Arca; e estas não devem ser removidas.

Depois disso, as varas do baú de acácia folheado a ouro eram levantadas e carregadas pelos levitas aproximadamente 2.000 côvados (800 metros ou 2.600 pés) à frente do povo enquanto marchavam.

Após sua criação a Arca foi carregada pelos israelitas durante seus 40 anos de peregrinação no deserto.

Sempre que os hebreus acampavam, a Arca era colocada na tenda da congregação, dentro do Tabernáculo.

Depois da construção da arca, os hebreus desenvolveram o Tabernáculo, um local sagrado. O interior do local em que ficava a arca poderia, inicialmente, ser visitado por Moisés e Arão e, posteriormente, só pelos sumo sacerdotes. A tribo dos levitas era a responsável por fazer o transporte da arca. Eles não poderiam encostar diretamente na arca, mas, sim, nas hastes que eram usadas para erguê-la.

Eles eram obrigados a carregar a arca nos ombros, nunca deveriam usar um carro de bois e poderiam ser punidos caso não fizessem isso.

Os hebreus usavam a arca da aliança em suas guerras, e a presença da arca no campo de batalha fazia com que eles vencessem rapidamente o conflito, segundo a narrativa bíblica. Quando os hebreus precisaram atravessar o rio Jordão transportando a arca, este se abriu para que o povo pudesse passar junto dela.



A busca pela Arca cativou exploradores, arqueólogos, caçadores de tesouros e teóricos da conspiração por milênios. Dos Cavaleiros Templários a Indiana Jones, de estudiosos bíblicos sérios a aventureiros modernos com detectores de metais, a busca continua.

Cada teoria é tão convincente quanto controversa, cada descoberta reivindicada tão tentadora quanto contestada.



Surgiram várias suposições: estaria este patrimônio escondido em uma câmara secreta sob o Monte do Templo? Levado para as terras altas da Etiópia, onde supostamente repousa hoje? Apreendido pelos conquistadores babilônicos e perdido para a história? Ou está enterrado em alguma caverna esquecida, esperando o momento certo - ou a pessoa certa - para trazê-lo de volta à luz?


Moisés e Josué de joelhos em frente à Arca


Este realmente é um mistério que permanece através dos milênios.

É um assunto instigante que nos leva a explorar a História do mundo e a tentar decifrar o segredo da desaparição da Arca.

Eu, pessoalmente, não acredito que ela tenha simplesmente desparecido. Um artefato tão poderoso, um objeto responsável por feitos sobrenaturais, a origem de milagres...

De acordo com a Igreja Ortodoxa Etíope, a Arca da Aliança está atualmente alojada em um santuário em Axum, antiga capital do império Aksumite e uma cidade sagrada etíope. Esta Arca foi substituída por uma falsificação em Jerusalém e transportada, com assistência divina, para o santuário no século 10 pelo primeiro rei da dinastia salomônica da Etiópia.

Assim como esta afirmativa acima, encontrei várias outras assegurando o local onde encontra-se escondida esta relíquia do Povo Judeu.

Mas acredito que, milagrosamente, em um lugar sagrado e abençoado, Ela espera o momento certo ou a pessoa certa, para oferecê-la de volta a nós, à Luz, ao povo da Terra.    

 

A arca passa sobre o rio Jordão carregada pelos levitas, aquarela de James Tissot,  1896-1902.


FONTES:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ark_of_the_Covenant#Whereabouts

https://www.historiadomundo.com.br/hebreus/arca-da-alianca.htm

https://www.nationalgeographic.com/history/article/ark-covena

 https://www.britannica.com/story/where-is-the-ark-of-the-covenant

costumesbiblicos.com/2018/03/a-historia-da-arca-da-alianca.html

https://ensinarhistoria.com.br/arca-da-alianca-uma-busca-de-2500-anos/

 

Historic Mysteries <historicmysteries@substack.com>

Subject: Great Relic of the Israelites: Where is the Ark of the Covenant?


Nenhum comentário:

Postar um comentário