O Hamas NÃO é uma insurgência
Por John Spencer - Cátedra de Estudos de Guerra Urbana
Pesquisa, tradução e adaptação: By@Krok
É o poder governante de Gaza que tinha controle total de uma área geográfica, de uma população, de todas as instituições e de um vasto exército (40.000 combatentes, 15-20 mil foguetes, 400 milhas de túneis militares até 200 pés abaixo do solo e uma enorme variedade de armas pequenas, morteiros, mísseis antitanque, armas antiaéreas, minas terrestres, dispositivos explosivos improvisados e outros suprimentos de armas dispostos em uma postura defensiva preparada por 15 anos) com o objetivo declarado e escrito de destruir Israel e todos os judeus do mundo.
Israel NÃO está conduzindo uma campanha de contra-insurgência ou contraterrorismo. Israel está conduzindo uma guerra para remover um regime (que também é uma organização terrorista) do poder e desmantelar as suas forças armadas.
Dizer que Israel não pode “destruir o Hamas” através da força militar, que aumenta o “apoio” do Hamas ou “você não pode destruir uma ideia ou terrorismo como este” é uma falácia. O primeiro passo da guerra de Israel contra o Hamas é removê-los do poder e desmantelar a sua capacidade militar.
Após o primeiro passo, muitos elementos da fase pós-conflito de uma guerra, incluindo a reconciliação e a desradicilização, serão o foco.
A linha de pensamento da contrainsurgência ou do contraterrorismo aplicada até mesmo às guerras não convencionais, onde o objetivo é remover um poder/regime e destruir/desmantelar/derrotar as suas forças armadas, é o mesmo que dizer que não se pode remover Hitler do poder ou destruir as forças armadas nazis na Alemanha pela preocupação em endurecer ainda mais as crenças e sentimentos da parcela da população alemã que apoiava os nazistas.
John Spencer é um premiado acadêmico, professor, autor, veterano de combate, analista militar e de segurança nacional, além de especialista e consultor reconhecido internacionalmente em guerra urbana, estratégia militar, táticas e outros tópicos relacionados.
https://x.com/SpencerGuard/status/1797863727221403686?t=EtoLlSHs1buIPr9fYASuag&s=08
Nenhum comentário:
Postar um comentário