Marcadores

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

ACONTECE: TU be AV - 15 de Av - O dia do Amor

💙💘💖💕💓 15 de Av - O dia do Amor




Vivendo dias de expectativa

     Vivendo dias de incredulidade

           Vivendo dias de destruição e insegurança

O coração acelera, acompanhando o desenrolar dos fatos
A mente viaja aos indefinidos recantos do Globo Terrestre.
Viaja de acordo com as expectativas de cada um.

O rosto gira e mira o passado,
        Será que a história poderá nos trazer algum fato positivo?

O corpo gira e tenta desvendar o futuro
        Será que a imaginação poderá criar lindas expectativas?

E ao parar e ler notícias, e ao conversar com amigos e familiares, temos a sensação de que o passado e o futuro mandam recados que não conseguimos captar.

Esta foi uma semana muito especial no calendário judaico. Na terça (13 de agosto) foi 9 de Av. Um dia de luto em que são recordados fatos marcantes da história judaica.

423 A.E.C. - Nabucodonosor e os babilônicos destroem o 1o Templo
  70 A.E.C. - Romanos destroem 2o Templo
________________________________________________________

133 E.C. - Cidade de Betar cai nas mãos dos romanos. Bar Kochba e seus homens são humilhados por Turnus Rufus - o governador romano
134 E.C. - A terra do Templo é lavrada - Jerusalém passa a ser Aelia Capitolina e Israel é chamada de Palestina. Judeus são proibidos de chegar a Jerusalém
1290 - Judeus são expulsos da Inglaterra
1492 - Judeus são expulsos da Espanha
1914 - Alemanha declara guerra à Russia, desencadeando a primeira Guerra Mundial
1941 - Partido Nazista aprova o extermínio dos judeus, proposto por Hitler
1942 - Deportação em Massa dos judeus do Gueto de Varsóvia

💀💢💢💪💓💓💓💓💓

FIGURA DE LUA CHEIA

E chega a LUA CHEIA - a noite fica iluminada com uma luz muito especial, que permite distinguir o rosto de quem está sendo iluminado, mas não ofusca a luz das estrelas. Nestes dias, até nos céus de São Paulo quando não há nuvens, é possível ver a chegada de Vênus e entender que a noite chegou.
Noite iluminada dedicada ao amor! No calendário judaico a contagem das 24 horas de um dia inicia-se ao aparecer a primeira estrela. Esta estrela é na realidade o planeta Vênus, um dos 4 planetas do sistema solar formado por material rochoso, assim com a Terra. Este planeta quente, muuiiito quente, anuncia a chegada da noite e a chegada da manhã - muitos de nós lembramos da Estrela D'Alva! 

DIA 15 de AV - o dia do AMOR - o dia em que os casais se encontravam nas Florestas, o dia em que o ENCONTRO passa a ser a tônica. O dia em que a esperança deve retornar aos corações e às mentes.





Neste ano de 2024, em que Irã ameaça Israel diariamente, em que a ONU, que deveria ser um centro de encontro entre as nações condena Israel de forma ignóbil e que suas unidades são utilizadas como base para atacar o pequeno Estado Judaico, havia um grande medo que as ações pudessem se concentrar em 9 de Av. 

Este dia passou e nos dirigimos galantemente para o dia 15 de Shvat!! Para o dia em que o amor é comemorado. Nos dias de hoje isto pode significar mirem o futuro.

O futuro precisa ser alicerçado, tanto pelas comunidades judaicas ao redor do mundo quanto pelo Estado de Israel. E, acompanhando os diferentes grupos, que na superfície são ferozmente antagônicos, nota-se um brilho especial. Não um brilho que cega, mas sim, uma fonte de luz que ilumina. Uma fonte de luz que destaca os contornos de cada ser, permitindo que apreciemos a sua individualidade.

E, neste contexto em que o observar e o sentir ganham espaço sobre o reagir e o agredir, vamos todos receber o Shabat dedicado ao AMOR - vamos todos nos encaminhar para o dia 15 de AV.

Israel, pequeno país que segue ameaçado por seus vizinhos e o contexto internacional que entre altos e baixos, segue mostrando uma veia negativa. Mas em tudo isto, talvez devamos procurar histórias pessoais que relatem possibilidades de alcançarmos o mais rápido possível o espírito de 15 de Av.

Am Israel Chai
Regina P Markus

3 comentários: